Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Manual de construção de redes da FGV, UIT e ISOC é lançado e encontra-se disponível para baixar

No último Fórum de Governança da Internet, que aconteceu em Paris, foi lançada a publicação “The Community Network Manual: How to Build the Internet Yourself”, resultado do trabalho da Coalizão dinâmica sobre conectividade comunitária do IGF (IGF Dynamic Coalition on Community Connectivity - DC3) ao longo de 2018, e realizada por uma parceria entre a Fundação Getulio Vargas, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) a Internet Society (ISOC). 

A DC3 é um grupo multissetorial que trabalha em conjunto em análises sobre redes comunitárias, explorando como tais iniciativas podem ser usadas para melhorar a conectividade, ao mesmo tempo empoderado usuários de internet, potencializando a criação de novos conteúdos, aplicações, serviços e organizações, desenvolvidas por comunidades locais para comunidades locais. 

Tais redes contam com ativa participação das comunidades no planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de infraestrutura  de redes como um recurso comunitário. Elas são estruturadas para serem abertas, não restritas e para respeitarem a neutralidade da rede. E proporcionam novas infraestruturas, novos modelos de governança e oportunidades de negócios, além de facilitarem o livre fluxo de informação e conhecimento, preenchendo a lacuna deixada pelo paradigma tradicional de oferta de acesso à internet.

O manual de redes comunitárias apresenta uma série de análises dando caminhos sobre como construir redes comunitárias e como torná-las sustentáveis, em conformidade com as leis e aptas a ganharem escala. O volume foi lançado em novembro, no IGF. 

Você pode ver a publicação original na biblioteca da FGV (ou no anexo abaixo). Esse é o terceiro volume da trilogia. Os relatórios anteriores da DC3 se dedicaram em 2017 a “Community networks: the Internet by the people, for the people” e, em 2016, a “Community Connectivity: Building the Internet from Scratch”. Todos os volumes estão disponíveis livre gratuitamente, sob a licença Creative Commons.