Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Nupef acompanha encontro de redes comunitárias no SESC SP

Nupef acompanha encontro de redes comunitárias no SESC SP

Como parte do processo de aprimoramento e diálogo com outros atores que implementam redes comunitárias no Brasil e em outros países, a equipe do Nupef participou da oficina 'Redes Comunitárias: o que são? Como fazer?”, promovido pelo em março de 2019.

O objetivo da oficina foi contribuir com a construção de redes colaborativas de compartilhamento de dados e internet através de wi-fi, introduzindo as redes mesh ao público, bem como conceitos básicos de redes.

A oficina contou com a colaboração de Rodrigo Troian, ativista de software livre que se especializou em redes em malha por wi-fi utilizando roteadores de baixo custo e é membro do da rede Coolab e consultor do Nupef em seus projetos de redes comunitárias; da AlterMundi, organização argentina que desenvolve projetos de comunicação comunitária; de Adriano Belisário, jornalista colaborador da agência A Pública e que atua com redes comunitárias e mídia independente desde a década de 2000, de Hiure Queiroz, da rede Coolab, entre outros.

O coordenador de projetos de redes comunitárias Paulo Duarte participou das oficinas e acredita que encontros assim são importantes para trocar informações e impressões sobre desafios, novidades e conquistas com outras organizações e pessoas que têm desenvolvido projetos com o objetivo de promover o direito à comunicação por meio de redes livres.

Entre os conceitos apresentados estão o conceito desenvolvido durante a Cumbre Latino Americana de Redes Comunitárias – promovida pela ISOC (1) - que consiste no fato de redes comunitárias serem de propriedade coletiva e de estarem sob gestão da comunidade. Podem ser constituídas como coletivos, comunidades indígenas ou organizações sem fins lucrativos da sociedade civil que exercem seu direito à comunicação, sob os princípios da participação democrática de seus membros, equidade, igualdade de gênero, diversidade e pluralidade.

Os oficineiros discorreram também sobre a importância de as informações sobre a criação, operação e manutenção serem abertas e acessíveis, permitindo e favorecendo a extensão da rede pelos usuários. Segundo os realizadores, redes comunitárias promovem serviços e conteúdos locais, a neutralidade da rede e buscam acordos gratuitos de interconexão e trânsito com outras redes que oferecem reciprocidade.

Os participantes das oficinas puderem conhecer as diversas topologias possíveis de redes (Ring, Mesh, Star, Fully connected, Line, Tree, Bus) e suas implicações (ou seja, quais favorecem uma rede centralizada, descentralizada ou não distribuída). Além disso, puderam conhecer como se planeja e desenha o mapa de uma rede para que opere de maneira exitosa, como funcionam roteadores, o que são firmwares, protocolos, e outros conceitos fundamentais para a implementação de uma rede comunitária.

Aproximadamente 40 pessoas participaram da oficina, que aconteceu em março de 2019 no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. O material da oficina está disponível em (2).

O Instituto Nupef conta com o apoio da Fundação Ford e da Internet Society, por meio do programa Beyond the Net, e tem implementado redes comunitárias em zonas rurais junto a movimentos quilombolas e das quebradeiras de coco babaçu. Antes disso, o Nupef e a RITS, organização em que surgiu o Nupef na década de 2000, já haviam desenvolvido iniciativas de acesso à internet por meio de telecentros e de centros de acesso em comunidades nas mais diversas regiões do país - da região sudeste à Amazônia, tendo sempre como pano de fundo o desenvolvimento humano e a promoção de direitos.

 

(1) http://cnsig.info/cumbre/lac/2018/09/17/Cumbre-Latinoamericana.html

(2) https://md.cloud.coolab.org/p/HJhPEnHDE#/