Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Documentação do LibreRouter

O LibreRouter é um dispositivo roteador WiFi de código aberto projetado por uma comunidade de desenvolvedores de vários países a partir do zero para redes comunitárias.

Especificação Técnica

Baseado nos switches Gigabit ARC58 e AR8327, os recursos do roteador são os seguintes:

  • 128 MB de RAM DDR, permitindo que todos os serviços necessários sejam executados sem ônus
  • 16 MB de Flash, suficiente para a maioria das necessidades de roteador
  • "Watchdog" de hardware com base no PIC10F200, para lidar com falhas de flashing ou falhas de hardware
  • 1 rádio "on-chip" 2.4Ghz 802.11bgn MIMO 3×3 Atheros
  • módulo GPS opcional
  • 2 slots mPCIe, para conectar rádios WiFi ou cartões GSM, permitindo expansão
  • 2 soquetes Gigabit Ethernet em uso
  • 1 conector interno USB 2.0, para conectar armazenamento adicional, webcams, bluetooth, sensores etc
  • 1 pinagem de porta serial, permitindo a depuração externa
  • Alimentação POE com repasse POE de até 24W -- um cabo pode alimentar todos os dispositivos em uma instalação, não importando se há um ou mais roteadores.
  • Pinos GPIO disponíveis, que permitirão que experimentadores conectem outros componentes eletrônicos ao dispositivo

A configuração padrão do LibreRouter tem dois rádios adicionais mPCIe de potência amplificada 5 Ghz 802.11an MIMO 2×2 Atheros, baseados no AR9582.

A especificação completa do LibreRouter pode ser encontrada em:
https://librerouter.org/media/librerouter-datasheet.pdf

Este documento também está anexado a este texto.

O protótipo atual

O protótipo atual é a segunda iteração do LibreRouter, onde tivemos a chance de corrigir a maioria dos bugs e experimentar um projeto de duas placas que permitirá às comunidades considerar a fabricação local, deixando os componentes eletrônicos mais densamente povoados (e mais complexos) na pequena placa azul no centro e uma segunda placa verde com todos os periféricos. Isso permitirá iterações mais rápidas para projetos de placas alternativas, porque só teremos que projetar a placa verde maior e menos densamente povoada a ser fabricada. Já estamos explorando essas colaborações na Argentina e no México e mantendo conversas com comunidades na Índia que querem fazer isso. Isso também significa que o dispositivo será mais fácil de consertar.

Testes atuais

Testamos um lote inicial para garantir que o dispositivo atenda ao desempenho esperado e à robustez exigidos para redes comunitárias. Nós implantamos 5 dispositivos nas redes existentes na Argentina, onde eles operam sem parar por mais de três meses como os principais roteadores de 5 aldeias. Também testamos as rádios em Barcelona, ​​na Catalunha. Os resultados do teste estão aqui:
https://www.LibreRouter.org/article/first-outdoor-radio-and-antenna-test

O hardware provou ser confiável e com bom desempenho.

Como funciona

Em resumo, o LibreRouter é um roteador sem fio à prova de intempéries com três rádios, mas é muito mais do que isso. Ele vem da fábrica com o LibreMesh, um sistema operacional para redes de malha sem fio Geek-Free, que torna fácil para uma comunidade não técnica fazer a implantação, manutenção e expansão da rede. Usando seus dois rádios de 5 GHz e antenas setoriais, o LibreRouter forma automaticamente uma malha com outros LibreRouters dentro do alcance. Usando o rádio de 2,4 GHz, ele cria um ponto de acesso ao redor para que os clientes se conectem à rede, e a rede de malha resultante permite a comunicação entre todos os dispositivos conectados a ela. Além disso, se algum roteador na rede local se conectar a outras redes (como a Internet), todos os dispositivos na rede local terão acesso automático à rede externa por meio da malha.

O LibreRouter também permite um ambiente com múltiplas malhas, onde cada malha é um limite administrativo (como um bairro, uma comunidade, um edifício). Cada malha pode relacionar-se facilmente com as outras, incluindo "peering" (permitindo que os usuários de cada rede alcancem a outra rede) e trânsito (para chegar a outras redes através de um de seus vizinhos). Um aplicativo móvel integrado facilita o gerenciamento do seu LibreRouter, como configuração e solução de problemas. Também preparamos um vídeo para explicar como você pode usá-lo em suas comunidades:
http://gg.gg/LR-video

Traduções

Recentemente, conectamos nossos repositórios de desenvolvimento de software (LibreMesh) ao translatewiki.net, uma comunidade de tradutores que oferece suporte a projetos de código aberto. No mesmo dia em que a integração foi feita, todo o software foi traduzido para 9 idiomas! Se o seu idioma ainda não estiver disponível ou se você quiser contribuir em um idioma que você conhece, participe aqui:
https://translatewiki.net/wiki/Translating:LibreMesh

Link de pesquisa

Preparamos uma breve pesquisa para aqueles que estão interessados ​​em comprar o LibreRouter assim que ele estiver disponível. Isso nos permitirá prever a demanda inicial e procurar suporte para fabricar o dispositivo a granel, diminuindo assim o preço: http://gg.gg/LibreRouter-whowantsone

Estamos empolgados com todo o interesse manifestado até agora, e estamos ansiosos para ver o que o LibreRouter nos ajudará a fazer.
Para qualquer consulta ou questão, use o formulário de contato em https://www.LibreRouter.org

Um repositório de vídeos sobre o LibreRouter está aqui:
https://nuvem.social/index.php/s/BaR2RaTOq0ONPxz