Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Redes comunitárias são tema de publicação internacional

A edição de 2018 da publicação Global Information Society Watch (GISWatch, ou Observatório Global da Sociedade da Informação), da Association for Progressive Communications, tem como foco redes comunitárias. Ela é parte de um projeto de dois anos chamado “Community access networks: How to connect the next billion to the Internet”, implementado pela APC e a Rhizomatica, em colaboração com a Internet Society e com o apoio do International Development Research Centre (IDRC). O Instituto Nupef contribuiu com um dos artigos, relatando a experiência das redes comunitárias implementada pelo Nupef em comunidades quilombolas do Maranhão.

A publicação apresenta 43 relatos de países com diferentes experiências e abordagens na implantação de redes comunitárias mundo afora. Eles mostram que algumas ideias centrais, como sistemas de governança participativos, apropriação comunitária e transferência de habilidades, bem como o espírito “faça você mesmo” que guia redes comunitárias em muitos contextos diferentes, são características que dão a elas uma abordagem e um propósito comuns. 

Os relatos de países seguem um guia de 8 áreas temáticas, como quadro regulatório necessário para apoiar as redes comunitárias, sustentabilidade, conteúdo local, infraestrutura feminista, e a importância de estar ciente das histórias da comunidade e das estruturas de poder que existem nessas histórias. 

Veja aqui a publicação (em inglês).

Baixe aqui (PDF).