Publicado em 27 de julho de 2023 -- Última atualização em 31 de julho de 2023. Original em inglês anexo em PDF.
Você se lembra daquela sensação quando entrou na Internet pela primeira vez? No podcast Routing for Communities, a pioneira Mamaila Community Network e a pesquisadora sul-africana Kgopotso Magoro descreveu sua experiência como se o mundo inteiro tivesse se aberto diante de seus olhos. Mas cerca de 2,9 bilhões de pessoas – 37% da população mundial – nunca usaram a internet.
É precisamente para desafiar essa divisão digital que as redes comunitárias foram estabelecidas em todo o mundo. Como e por que as comunidades desejam se conectar, os benefícios potenciais da conexão e as preocupações sobre os possíveis impactos negativos da Internet nas comunidades fazem parte desse processo. Nesta edição, celebramos as múltiplas conquistas dessas redes, discutimos os desafios que enfrentam e discutimos o tipo de apoio de que precisam em termos de políticas, regulamentação e oportunidades de financiamento.
Bem-vindo ao 60º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.
Podcasts Routing for Communities
-
Lançamos dois novos episódios em julho! Junte-se a nós em uma jornada para conhecer a Wiki Katat, a primeira operadora virtual indígena que fornece serviços de Internet e telefonia móvel no México. Escute.
-
No quarto episódio você vai conhecer a Rede Comunitária Amadiba, projeto que vem fortalecendo a luta da comunidade para defender sua terra, o litoral de seu país e seu povo, por meio do acesso à Internet. Escute.
-
E esta matéria traz extras da entrevista com Flor Lino, que faz parte do Wiki Katat e também de uma rádio comunitária indígena no México. Leia mais .
-
No podcast Rumo às Comunidades, você pode ouvir as histórias de vida daqueles que se conectam na defesa dos direitos fundamentais e do bem-estar de suas comunidades. Confira uma recapitulação dos quatro primeiros episódios neste tópico do Twitter . Dois novos episódios serão lançados todos os meses! Assim, em agosto, eles nos levarão para uma viagem à Argentina e à Indonésia. Junte-se ao nosso canal Telegram agora para manter-se atualizado com os novos lançamentos.
Notícias e histórias das redes comunitárias
-
Semeando a mudança: como as aldeias indígenas no Brasil construíram o Nhandeflix, sua própria plataforma de streaming, usando a intranet dentro de sua rede comunitária. Leia mais .
-
Da Índia, a Digital Empowerment Foundation mostra como as redes comunitárias estão unindo as comunidades indígenas no vale de Ziro. Leia mais .
-
Dois anos depois de iniciar suas atividades no Brasil, a Escola Redes Comunitárias da Amazônia agora apoia os participantes na transformação de suas comunidades. A comunidade Aldeia Solimões acaba de receber materiais para construir seu estúdio de rádio comunitária. E a dissertação de mestrado de uma das participantes da escola destacou o impacto desse esforço em sua comunidade, a Aldeia Marajaí.
-
Neste podcast, a Rádio Ambulante conta a história da rede SNet, que se tornou uma alternativa para quem busca novas formas de informação e comunicação em Cuba. Leia mais .
Experiências de gênero
-
Este vídeo inspirador de Colnodo mostra como o desenvolvimento de redes comunitárias pode fortalecer o empreendedorismo liderado por mulheres nas áreas rurais da Colômbia. Assista aqui .
-
Quer saber mais sobre como fazer uma Internet feminista? Em novembro de 2022, o Programa de Direitos das Mulheres da APC reuniu um grupo diversificado de 50 participantes em torno da construção de movimentos resilientes na era digital. Este podcast é sobre suas reflexões. Ouça aqui .
-
Este artigo mapeia experiências pioneiras de infraestrutura feminista para explorar novos horizontes de ação política. Leia mais .
Habilitando política e regulamentação
-
Os Estados membros do Fórum da Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral reuniram-se para discutir a importância das redes comunitárias para a inclusão digital e as medidas políticas e regulamentares necessárias para as apoiar. Leia mais .
-
O Fundo de Serviço Universal – criado justamente para subsidiar a promoção do acesso universal aos serviços de telecomunicações – deverá incluir modelos liderados pela comunidade, conforme recomendado pela UIT em diversas ocasiões, e avançando em países como Argentina, Malawi e Quênia. Leia mais .
-
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência na Argentina com os programas Roberto Arias e Barrios Populares. Leia mais .
-
O potencial da África é vasto, mas o espectro inexplorado cria escassez artificial. Este artigo da KICTANet discute a importância do acesso acessível ao espectro digital, incluindo o acesso a redes comunitárias, para conectar o próximo bilhão. Leia mais .
-
Da Colômbia, Colnodo e representantes de redes comunitárias participaram de um diálogo promovido pelo Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações. O encontro discutiu os sucessos de nove iniciativas lideradas pela comunidade no país. Saiba mais sobre eles .
Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
-
O Dashboard for Universal and Meaningful Connectivity (UMC) acompanha o progresso de um país em direção a um conjunto de metas de conectividade ambiciosas. Leia mais .
-
A ITU Academy está oferecendo um curso gratuito de mapeamento de banda larga combinado com modernos Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Leia mais .
Eventos
-
Este ano, o Fórum de Governança da Internet (IGF) acontecerá em Kyoto, no Japão, de 8 a 12 de outubro. A partir de agora, vários fóruns regionais e nacionais serão realizados, como o Asia Pacific IGF de 29 a 31 de agosto em Brisbane, Austrália, e o Africa IGF de 19 a 21 de setembro em Abuja, Nigéria. Leia mais .
-
A Fundação EsLaRed realiza o 26º Workshop para América Latina e Caribe (WALC) com foco em tecnologias para redes de Internet de 13 a 17 de novembro na cidade de Guayaquil, Equador. Leia mais .
-
Na Indonésia, o Common Room sediará o acampamento Rural ICT em Poewali Mandar (West Sulawesi) de 28 de setembro a 2 de outubro de 2023. No ano passado, o encontro concentrou-se no movimento de redes comunitárias no país e discutiu a transformação digital necessária para promover a inclusão de lugares remotos. Siga o site deles para atualizações.
Oportunidades de financiamento
-
A Internet Society Foundation anunciou uma nova rodada de financiamento para promover o acesso à Internet e a conectividade em todo o mundo por meio de seu programa BOLT. O prazo-limite para apresentação de propostas é 18 de agosto. Leia mais .
-
A fundação também anunciou uma terceira rodada de financiamento por meio de seu Programa de Resiliência, que visa ajudar as comunidades a criar resiliência na Internet quando confrontadas com eventos adversos. As propostas podem ser enviadas até 15 de setembro de 2023. Ler mais .
-
A Mozilla Foundation lançou seu Data Futures Lab Infrastructure Fund para apoiar o desenvolvimento de software de código aberto necessário para promover um ecossistema de dados mais justo. O prazo para envio das cartas de intenção é 31 de agosto. Leia mais .
Apresentado no repositório de aprendizado de redes comunitárias
Você sabia que existe um repositório de aprendizado online focado em materiais feitos para e por redes comunitárias? Este é um espaço coletivo para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação.
Entre muitos materiais sobre diferentes temas, queremos destacar neste mês a América Latina em um Olhar Amazônia, uma pesquisa coordenada pela Derechos Digitales que enfoca as lacunas de acesso à Internet na região amazônica, bem como os desejos e riscos percebidos pelas comunidades que a habitam.
Esta newsletter faz parte da iniciativa Local Networks (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras comunidades atividades baseadas em conectividade em países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .
As edições anteriores deste boletim estão disponíveis aqui . Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui!
Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim informativo ou informações relevantes sobre o tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .