Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 63 - out 2023

Por APC News – Publicado em 26 de outubro de 2023 [original em inglês em anexo em PDF]

Photo: Colnodo

Foto: Colnodo.

Este mês destacamos o papel fundamental do intercâmbio de conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades na expansão da conectividade significativa e centrada na comunidade. Em todo o mundo, diversos povos estão a construir redes comunitárias através da sinergia do seu conhecimento das realidades e tecnologias locais, e da experiência de pessoas e organizações envolvidas no apoio a este campo.

Exemplos concretos e inspiradores podem ser vistos nesta edição, que destaca projetos em andamento na Colômbia, com foco nas mulheres, e na proliferação de recursos online sobre o tema, como os disponíveis no repositório de aprendizagem de redes comunitárias; bem como o novo curso on-line lançado pela CITEL e Rhizomatica com foco em como criar um ambiente regulatório favorável para redes e comunicações comunitárias.

Bem-vindo ao 63º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.

 

Podcast de roteamento para comunidades

Notícias e histórias de redes comunitárias
  • Durante muitos anos, as comunidades indígenas ficaram no escuro quando se tratava de serviços de telefonia e internet em Puebla (México). Wiki Katat é o nome da operadora móvel virtual, social e comunitária criada por essas comunidades para superar esta dificuldade. Um novo vídeo apresenta sua experiência. Assista agora .

  • Você também pode descobrir mais sobre o Wiki Katat nesta nova reportagem fotográfica do meio de comunicação DesInformémonos. Leia mais . Para mais informações em inglês, ouça o terceiro episódio do podcast Routing for Communities.

  • Como é que a conectividade está a moldar o futuro do turismo nas aldeias Sherpa no Nepal? Saiba mais sobre este artigo em 48percent.org. Leia mais .

  • Explorando a conectividade em todo o mundo: Este artigo reflete sobre os vários desafios, desenvolvimentos e melhorias de conectividade em diferentes países. Leia mais .

  • Na Indonésia, a Sala Comum acaba de acolher o campo Rural ICT de 11 a 14 de outubro de 2023. Todos os anos, este encontro discute a transformação digital necessária para promover a inclusão de locais remotos. A edição deste ano foi capturada por lindas fotos e vídeos publicados pela Common Room em seu perfil do Instagram Saiba mais em seu vídeo de recapitulação . Você também pode aprender mais sobre a parceria da Common Room com comunidades locais na Indonésia neste episódio do podcast Routing for Communities .

Experiências de gênero
  • Reflexões sobre a participação das mulheres nas redes comunitárias: Historicamente, as mulheres enfrentaram desigualdades em vários domínios e a tecnologia não é excepção. Saiba mais sobre esta reflexão de Laura Sánchez, publicada pela organização colombiana Colnodo. Leia mais .

  • Da reflexão à prática: Saiba mais sobre os projetos de Colnodo no país que visam permitir que as mulheres rurais reforcem as suas competências em TIC para impulsionar as suas iniciativas produtivas e liderar redes comunitárias nas suas localidades. Recentemente celebraram a inauguração da rede comunitária La Chitara Cerritana , no dia 1º de outubro de 2023.

Habilitando políticas e regulamentações
  • Como criar um ambiente político e regulamentar favorável para a conectividade e comunicações comunitárias sustentáveis? Este é o foco de um curso on-line em espanhol, desenvolvido pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) e pela Rhizomatica. O prazo para inscrição é 7 de novembro de 2023. Leia mais .

  • Investir numa conectividade significativa para uma Internet melhor em África, na Ásia e na América Latina: Este artigo propõe uma mudança na forma como a ONU mede o acesso à Internet. Leia mais .

  • As licenças da Argentina para redes comunitárias para fornecer serviços de conectividade são pioneiras e inspiraram outros países a criarem suas próprias políticas públicas nesse sentido. Saiba mais nesta entrevista de Jesica Giudice da AlterMundi para La Ribera Multimedio. Assista agora .

  • Você também poderá saber mais sobre o cenário político e regulatório da Argentina na transmissão do I Encontro de Redes e Tecnologias Comunitárias de Internet para Comunidades Rurais da Argentina, que contou com o lançamento de um novo livro sobre políticas públicas para acesso à Internet em bairros populares e rurais. áreas. Assista agora .

  • Neste episódio do podcast PING, Steve Song discute um projeto que mapeia redes de distribuição de conteúdo da Internet e serviços em nuvem, defendendo dados abertos na tomada de decisões em telecomunicações. Leia mais .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • Sob o título “Redes Comunitárias: Construindo Soberania Digital e Sustentabilidade Ambiental”, a Coalizão Dinâmica IGF da ONU sobre Conectividade Comunitária acaba de lançar seu resultado oficial. A publicação destaca diversos artigos que enfatizam a relevância das redes comunitárias não apenas como motor de expansão da conectividade, mas também como vetor de autodeterminação comunitária. Leia mais . Você também pode assistir ao lançamento durante o Fórum de Governança da Internet (IGF) deste ano aqui .

  • Rumo a redes comunitárias inteligentes: Este artigo pretende apresentar as características técnicas das futuras redes comunitárias, argumentando que as tecnologias emergentes lhes darão um novo impulso. Leia mais .

  • O Fórum Colabora é uma plataforma criada pela organização Colnodo na Colômbia. É um espaço virtual colaborativo onde pessoas locais envolvidas com redes comunitárias do território e pessoas que trabalham em organizações que as acompanham ou realizam pesquisas sobre o tema podem trocar experiências e recomendações. Leia mais .

Eventos
  • O Fórum Anual sobre Governança da Internet (IGF) é o evento multissetorial mais significativo das Nações Unidas no que diz respeito à governança da Internet. A edição deste ano aconteceu em Kyoto, no Japão, de 8 a 12 de outubro. Muitas sessões e diálogos destacaram alternativas centradas na comunidade para colmatar a exclusão digital. Você pode encontrar algumas das gravações nesta recapitulação da APC. Leia mais .

  • Este artigo traz algumas reflexões exploradas durante a sessão do IGF, Agentes de inclusão: redes comunitárias e encontro de mídia , que reuniu representantes da comunidade local para compartilhar seus aprendizados e soluções práticas para um mundo digital verdadeiramente inclusivo. Leia mais .

  • Reflexões curtas e perspicazes sobre as alternativas de acesso também foram resumidas pela APC durante o IGF deste ano em seus Local Sound Bites, que incluíam uma breve entrevista diária com um representante da sociedade civil presente no fórum. Ouça essas frases de efeito .

  • O IGF global de 2023 organizou o lançamento da campanha #TheIGFWeWant, chamando a atenção para o papel crucial do fórum e a sua abordagem multissetorial. Como parte da campanha, este vídeo explora como o IGF deve reunir as pessoas do Sul global – como aquelas envolvidas em redes comunitárias – para que as suas vozes diversas e importantes sejam ouvidas, de modo a definir o futuro da governação da Internet. Assista agora .

  • Várias organizações da sociedade civil, no entanto, expressaram a sua preocupação com a eventual decisão de a Arábia Saudita acolher a próxima reunião anual da IGF, tendo em conta a longa história do seu governo de silenciar e perseguir activistas. Leia mais .

Oportunidades de financiamento
  • A Rede Feminista de Pesquisa na Internet (FIRN) lançou uma chamada de propostas. Investigadores individuais e/ou organizações são convidados a submeter propostas de investigação que abordem questões críticas e emergentes relacionadas com a violência baseada no género facilitada pela tecnologia. O prazo para inscrições é 2 de novembro de 2023. Leia mais .

Apresentado no repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Este repositório é um espaço coletivo online para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação, centrado em materiais elaborados para e por redes comunitárias e outras iniciativas centradas na comunidade.

Entre muitos materiais sobre diferentes temas, nesta edição convidamos você a mergulhar neste guia que fornece um manual completo e passo a passo para estabelecer, gerenciar e liderar uma iniciativa de vila inteligente voltada para o desenvolvimento sustentável.

Descubra mais!

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. atividades de conectividade baseadas em energia em África, na Ásia e na América Latina e nas Caraíbas. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui aqui aqui .

As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .