Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 57 - abr 2023


Paulo Lima. Foto de Dário Celestino

Por APC Notícias

Um elemento comum nos projetos de redes comunitárias é a união de pessoas de todas as esferas da vida e a sinergia de seus múltiplos saberes para a construção de novas alternativas. Além de abordar a conectividade e a inclusão digital, esse movimento reivindica as tecnologias de informação e comunicação para melhorar o bem-estar das pessoas e garantir seus direitos.

Nesta edição, celebramos as pessoas e as iniciativas que constroem o conhecimento coletivo juntas, como os Seedbeds de Redes Comunitárias que acontecem na Argentina, e uma série de manuais criados a partir da colaboração entre praticantes de redes comunitárias na África, Ásia e América Latina.

Bem-vindo ao 57º resumo mensal de desenvolvimentos que afetam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.

Dedicamos esta edição a Paulo Lima, expressando nosso profundo pesar por sua morte prematura em 16 de abril de 2023. Paulo era um amigo querido e aliado que tinha uma longa história de conexão de comunidades. Nos últimos anos, junto com a equipe do Projeto Saúde e Alegria, esteve à frente da implantação da Escola Redes Comunitárias Amazônicas que reuniu sete comunidades indígenas e tradicionais da região. Ele fará muita falta para uma comunidade que aprendeu e melhorou muito, graças a ele.

Notícias e histórias das redes comunitárias

  • Quais são os canteiros de redes comunitárias premiados pelo Desafio Conectando os Desconectados 2022? Por que é importante expandir esta experiência de aprendizagem coletiva que está acontecendo na Argentina? Este artigo de Jésica Giudice (AlterMundi) responde a essas perguntas e muito mais. Leia mais .

  • O diálogo online " Construindo juntos um repositório de aprendizagem em rede comunitária " reuniu pessoas de vários países para discutir formas de valorizar e compartilhar conhecimento entre experiências de redes comunitárias. O evento marcou o lançamento de um repositório de aprendizagem online , bem como de cinco manuais criados a partir da colaboração entre criadores e apoiadores de redes comunitárias na África, Ásia e América Latina.

  • "Vamos capturar um sonho coletivo para os territórios em que nos encontramos." O encontro latino-americano da iniciativa Redes Locais girou em torno dessa ideia, identificando desafios e oportunidades para redes comunitárias na região. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

  • Semeando a mudança: Este artigo mostra um projeto piloto inspirador da Digital Empowerment Foundation para enfrentar o problema do lixo eletrônico em duas comunidades na Índia. Leia mais .

  • Como a comunidade Espírito Santinho criou a primeira rede comunitária de fibra do Brasil? Saiba mais neste artigo da Internet Society.

Experiências de gênero
  • O projeto PRIDA, administrado pela União Internacional de Telecomunicações, anunciou um treinamento totalmente financiado em gerenciamento de espectro para mulheres jovens na África. O gerenciamento de espectro é o processo de regular o uso de radiofrequências. Leia mais .

  • Oportunidades iguais não são suficientes: esta peça feita pela AFCHIX no âmbito do Dia Internacional da Mulher destaca que abordar as normas sociais é fundamental para colocar as mulheres online. Leia mais .

Habilitando política e regulamentação
  • Redes comunitárias na Colômbia fizeram avanços ao reivindicar políticas e regulamentações de apoio no país. Em abril, o Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação da Colômbia publicou um projeto de decreto incluindo redes comunitárias e o abriu para comentários. Entretanto, foi discutida, aprovada e preenchida no Congresso uma proposta para o reconhecimento das redes comunitárias no Plano Nacional de Desenvolvimento. Leia mais aqui e aqui . [Disponível em espanhol.]

  • No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) anunciou a constituição de um grupo de trabalho sobre redes comunitárias. Entre os membros do órgão, do governo e outros, ficou claro que quatro representantes de redes comunitárias deveriam fazer parte do grupo. Leia mais . [Disponível em português.]

  • Como governos, organizações internacionais, empresas privadas e grupos da sociedade civil podem trabalhar juntos para acabar com a exclusão digital e, ao mesmo tempo, melhorar as habilidades de acesso e conectividade significativa, sem deixar ninguém para trás? Autoridades estaduais e partes interessadas refletiram sobre essa questão vital durante o mergulho profundo do Pacto Digital Global sobre inclusão digital e conectividade em 27 de março de 2023. Saiba mais sobre as intervenções de Colnodo e Derechos Digitales .

  • Uma série de publicações da KICTANet apontou como a capacitação e a discussão sobre o espectro são fundamentais para projetos de redes comunitárias. A primeira parte introduz o tema, enquanto as outras duas se concentram na regulamentação de telecomunicações e explicam a diferença entre as opções de licenciamento de espectro .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • Manual pedagógico para trocas sociais: Este manual é um convite para motivar e fortalecer as economias locais e circulares com base no reconhecimento dos processos, recursos e necessidades da comunidade. Leia mais . [Também disponível em espanhol .]

  • Como usar Pirania: Lições de uso real em redes comunitárias. Este manual foi produzido com base na experiência real de instalação do Pirania Captive Portal em uma rede comunitária no Vale do Ribeira, Brasil. Leia mais . [Também disponível em português e espanhol .]

  • Lá vem o sol: Este manual tem como foco o compartilhamento de conhecimento sobre o uso da energia solar para geração de eletricidade como um passo fundamental para produzir um abastecimento mais democrático e uma infraestrutura mais inclusiva. Leia mais . [Também disponível em espanhol e francês .]

  • Bamboo para redes comunitárias. O objetivo deste manual é apoiar as comunidades e os empreendedores a superar as restrições ambientais e técnicas por meio de práticas de manejo de fácil adoção no plantio de bambu. Este material pode ser uma alternativa acessível para infraestrutura de redes comunitárias. Leia mais .

  • As redes comunitárias atendem às moedas comunitárias. Este manual é sobre a construção de infraestrutura de baixo para cima, especificamente uma intervenção para iniciar uma moeda de inclusão comunitária (voucher) e uma rede comunitária local, conteúdo e plataforma de serviços. Leia mais .

  • Todos esses manuais estão agora preenchendo o repositório de aprendizado das redes comunitárias, uma plataforma coletiva para consultar e compartilhar materiais com outras pessoas. Leia mais .

Eventos
  • IGF 2023 convoca propostas de sessão: As partes interessadas são convidadas a se inscrever para organizar várias sessões no Fórum de Governança da Internet deste ano antes do prazo final de 19 de maio de 2023. Leia mais .

  • O 2023 Wireless Battle Mesh acontecerá de 8 a 14 de maio em Calafou, na Espanha. A convenção apresenta uma variedade de palestras e workshops sobre questões técnicas e políticas relacionadas a tópicos como redes mesh e redes comunitárias sem fio. Leia mais .

  • Sob o tema “Mtandao Mashinani”, que significa “Conectividade em áreas carentes”, uma série de webinars virtuais será realizada para promover o crescimento de redes comunitárias no Quênia em maio e junho de 2023. Os interessados podem se inscrever para saber mais .

Oportunidades de financiamento
  • O Women in the Digital Economy Fund convocou inscrições para apoiar a aceleração da equidade digital de gênero. O prazo é 26 de maio. Leia mais .

  • Se a sua organização está trabalhando para promover habilidades digitais na educação e oportunidades de geração de renda, uma oportunidade de financiamento da Internet Society está aberta de 1 a 31 de maio. Leia mais .

Por que precisamos de abordagens complementares para acesso, incluindo iniciativas lideradas pela comunidade?

Steve Song fornece uma resposta a essa pergunta usando uma metáfora simples: se você tentar encher um pote de vidro com pedras do tamanho aproximado de um punho, poderá colocar algumas delas, mas não muitas. A jarra parece cheia de pedras, mas se você encher com água, o líquido ocupará facilmente mais de 50% do volume.

"Vinte e cinco anos de privatização e liberalização no setor de telecomunicações revelaram a realidade de que a maioria dos países não pode sustentar mais de 3 ou 4 operadoras nacionais. Ainda assim, persiste o problema de conectar quase metade do mundo que permanece sem acesso à Internet a preços acessíveis. Diante disso, parece improvável que o modelo de negócios de uma operadora nacional de tamanho único não seja ideal para a prestação de serviços em mercados e regiões desafiadores", explica ele.

Descubra mais!

Esta newsletter faz parte da iniciativa Local Networks (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras comunidades atividades baseadas em conectividade em países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .

As edições anteriores deste boletim estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim informativo ou informações relevantes sobre o tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .