Publicado originalmente em 24 de maio de 2023 e atualizado em 30 de maio de 2023. Original em inglês em anexo em PDF.
Temos o prazer de anunciar o lançamento do podcast Routing for Communities em 1º de junho. Com 12 episódios, este podcast será uma jornada para ouvir as histórias de vida daqueles que se conectam enquanto defendem os direitos fundamentais e o bem-estar de suas comunidades em áreas remotas, rurais e urbanas em todo o mundo. Nesta edição, convidamos você a ouvir o teaser do podcast e se inscrever para receber os dois primeiros episódios assim que forem lançados.
Bem-vindo ao 58º resumo mensal de desenvolvimentos que afetam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.
Notícias e histórias das redes comunitárias
Em breve: o podcast Routing for Communities será lançado em 1º de junho. Com dois novos episódios por mês, sua temporada de 12 episódios nos levará a uma jornada para conhecer experiências lideradas pela comunidade superando desafios de inclusão digital em áreas remotas, rurais e urbanas em todo o mundo. Confira este teaser para saber mais e assine agora para acessar os episódios assim que forem lançados.
Com base nas lições e experiências da Rede Comunitária de Mamaila, líderes tradicionais, empreendedores locais, membros da comunidade e acadêmicos discutiram o papel da conectividade liderada pela comunidade como soluções complementares para provedores de serviços comerciais de Internet na redução da divisão digital em áreas carentes como Sekgosese, na África do Sul. Leia mais .
O que significaria ser capaz de criar, construir e manter tecnologias que escutam aqueles que as utilizam? Saiba mais neste artigo de primeiro de maio sobre tecnologia autônoma. Leia mais .
A inovação não é de graça: esta reflexão de The Engine Room traz questões-chave para aqueles que almejam construir um futuro que valha a pena: quanto a tecnologia digital nos custará no longo prazo, tanto no sentido financeiro quanto filosófico? Quais são as consequências ambientais, sociais e políticas não intencionais de tais sistemas se tornarem comuns? Como essa divisão consolida desigualdades históricas? Leia mais .
experiências de gênero
Mulheres, pessoas com diversidade de gênero e queer em redes comunitárias têm se alimentado por meio de uma tecnologia canalizada há muitos anos: a arte da união. Ao se reunirem em círculos, eles nos lembram que criar relacionamentos e desafiar desequilíbrios é tão vital quanto criar tecnologias. Saiba mais neste vídeo inspirador feito em uma roda realizada por mulheres envolvidas com redes comunitárias da América Latina e Caribe. Leia mais .
E este vídeo inspirador vem do interior do estado de São Paulo, onde as mulheres da rede comunitária Portal Sem Porteiras promovem espaços para troca de conhecimento e afeto entre as comunidades. Leia mais .
Habilitando política e regulamentação
Da Argentina, o AlterMundi celebra as primeiras doações do Fundo de Acesso e Serviço Universal com foco em redes comunitárias no país. No âmbito do programa Roberto Arias , a entidade reguladora do país, ENACOM, anunciou no dia 9 de maio a aprovação de candidaturas das redes comunitárias de José de la Quintana e Los Molinos para melhorar e ampliar suas iniciativas. Este evento sem precedentes pode marcar o início de uma série de doações semelhantes, já que muitas outras redes comunitárias que fazem a ponte entre o fosso digital na Argentina também fizeram solicitações semelhantes.
O AlterMundi tem apoiado diversas comunidades nesse processo por meio do projeto Semillero ou "Seedbed" , uma iniciativa para fomentar a troca de conhecimentos e apoiar as redes comunitárias para lidar com a burocracia do Estado e se candidatar ao programa Roberto Arias. Recentemente, a associação civil Construyendo Dignidade apresentou sua rede comunitária. Leia mais .
Como governos, organizações internacionais, empresas privadas e grupos da sociedade civil podem trabalhar juntos para acabar com a exclusão digital e, ao mesmo tempo, melhorar as habilidades de acesso e conectividade significativa, sem deixar ninguém para trás? Confira as intervenções de rede da APC na sessão de mergulho profundo do Pacto Digital Global sobre inclusão digital e conectividade e esta entrevista com Julián Casasbuenas de Colnodo (Colômbia).
Espectro para comunicações móveis: Este artigo da KICTANet explica a importância da regulamentação do espectro e mergulha profundamente nas perspectivas para áreas carentes no Quênia. Leia mais .
Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
Esses cinco manuais são o resultado de comunidades de prática que reuniram profissionais de redes comunitárias de diversos países. Eles visam apoiar redes comunitárias em questões-chave, como energia solar, economias circulares, infraestrutura de bambu e muito mais. Leia mais .
A APC lançou uma nova série de entrevistas com membros que contribuíram para seu guia sobre a economia circular de dispositivos digitais, desta vez sobre sua visão para o futuro dessas economias. A primeira peça traz uma conversa com o CITAD, da Nigéria. Leia mais .
Eventos
A edição deste ano da RightsCon acontecerá em breve na Costa Rica, de 5 a 8 de junho. A programação do evento já está disponível para os inscritos. Leia mais . Você também pode encontrar informações sobre a rede APC na RightsCon 2023 aqui.
A convocação de propostas de sessões para o Youth Internet Governance Forum for Latin America and the Caribbean (YouthLACIGF) 2023 está aberta e o prazo para envio é 9 de junho. Leia mais .
Um workshop organizado pela ISOC Alumni Network em 28 de maio mergulhará no fascinante mundo das redes comunitárias e seu papel na redução da exclusão digital. Leia mais .
De 7 a 10 de setembro, o Brasil receberá uma nova edição do CoolabCamp, desta vez em colaboração com a DWeb . O tema é "Descentralizar é descolonizar". Leia mais .
De 22 a 24 de maio, líderes indígenas se reuniram para discutir alternativas para conectar suas comunidades a um acesso rápido, acessível e sustentável à Internet, durante o Indigenous Connectivity Summit 2023 . As gravações estão disponíveis aqui .
Oportunidades de financiamento
A chamada de propostas para o Fundo para o Fortalecimento da Internet na América Latina e no Caribe (FRIDA) está aberta até 31 de maio. Envie sua proposta em suas áreas de foco: 1) estabilidade e segurança da internet, 2) acesso e conectividade e 3) internet aberta e gratuita. Leia mais .
O Desafio Connecting the Unconnected 2023 já foi lançado e aceita inscrições até 3 de julho. Esta é uma competição global que solicita soluções de start-ups, organizações de base, universidades ou qualquer outra pessoa que esteja trabalhando para reduzir o fosso digital de maneiras inovadoras. Leia mais .
A Internet Society Foundation anunciou uma nova rodada de financiamento de subsídios para apoiar a inclusão digital por meio do programa Strengthening Communities, Improving Lives and Livelihoods (SCILLS), que visa promover a inclusão econômica e aumentar as oportunidades educacionais, apoiando indivíduos e comunidades a usar com mais conhecimento e habilidade a Internet. Atualmente operando em Bangladesh, Colômbia e Senegal, o programa SCILLS está se expandindo para o Brasil, Gana e Indonésia. O prazo para as candidaturas é 31 de maio. Leia mais .
O programa de bolsas de pesquisa da Internet Society Foundation também está aceitando propostas até 31 de maio. O programa apóia colaborações globais de pesquisa que promovem a compreensão da Internet e seu valor para todos. Leia mais .
Por que diferentes partes interessadas devem apoiar abordagens lideradas pela comunidade para a inclusão digital?
"Quando se trata de inclusão digital e conectividade, o como e o porquê são fundamentais. Incluir pessoas marginalizadas na esfera digital sem as habilidades necessárias e mecanismos de participação viáveis faria mais mal do que bem. A 'inclusão digital' das comunidades para o único propósito de alimentar as lógicas de mercado exacerba a desigualdade, a opressão e a desigualdade, aumentando a crise ambiental à medida que o consumo aumenta”.
A declaração acima foi feita por Valeria Betancourt em nome da APC recentemente, durante a sessão de aprofundamento do Global Digital Compact (GDC) sobre inclusão digital e conectividade. Sem considerar as realidades e necessidades locais, simplesmente "conectar todos" pode ter efeitos adversos ao invés de positivos orientados para garantir a justiça social, ambiental e de gênero.
Esta newsletter faz parte da iniciativa Local Networks (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras comunidades atividades baseadas em conectividade em países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .
As edições anteriores deste boletim estão disponíveis aqui .
Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui !
Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim informativo ou informações relevantes sobre o tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui