Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC LocNet - Apoio a projetos de redes comunitárias 2021

12-04-2021 -- A iniciativa Redes Locais (LocNet - Local Networks ) da Associação para o Progresso das Comunicações (APC) anunciou seu Programa de Subsídio em 2021 por meio de uma chamada aberta que vai apoiar projetos que possam trazer contribuições estratégicas para o movimento de redes comunitárias. Iniciativas diretamente engajadas com redes comunitárias existentes ou novas podem apresentar suas propostas até 30 de abril.

O valor total disponível é de USD 160.000, que será dividido entre vários contemplados/as: o valor máximo solicitado por projeto pode ser de USD 15.000 para organizações individuais e projetos que trabalham em um mesmo país, e USD 20.000 para submissões conjuntas, que incluam organizações de mais de um país ou região. A chamada está aberta para projetos e iniciativas liderados por comunidades existentes e emergentes, e pessoas engajadas na construção de redes comunitárias e na defesa do direito ao acesso no sul global e em países listados como destinatários da Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA). A LocNet espera receber propostas tanto de parceiros de subsídios de anos anteriores, quanto de novos grupos que desejam expandir seu trabalho neste campo.

Prioridades e áreas em foco

O Programa de Bolsas este ano está se concentrando em três áreas principais: 1) tecnologia, inovação e desenvolvimento; 2) gênero e participação de mulheres; e 3) marcos políticos e regulatórios favoráveis.

A chamada aberta também destaca o apoio a projetos capazes de aumentar a resiliência de redes comunitárias durante a pandemia de COVID-19. Será dada prioridade a iniciativas lideradas por mulheres e outros grupos socialmente excluídos. Pessoas com deficiência, aqueles que enfrentam a migração forçada, indígenas e populações tradicionais, bem como grupos que trabalham com justiça climática e proteção dos direitos à terra, também são incentivados a se candidatar no edital.

Prazos

O prazo para submissão de propostas é 30 de abril de 2021. Os projetos devem ser enviados online. A equipe da LocNet pode oferecer suporte em diferentes idiomas e disponibilizou o e-mail locnet.grants@apc.org para dúvidas e solicitações em inglês, espanhol, francês e português. A proposta final, entretanto, deve ser submetida em inglês. A iniciativa anunciará os projetos selecionados para financiamento até 31 de maio de 2021 e a sua execução deverá ter início até junho de 2021, com uma duração máxima de 12 meses.

Consulte a chamada completa (disponível em inglês) e saiba mais sobre as áreas prioritárias, os critérios de seleção e passos necessários neste link.

Sobre o Programa de Subsídio da iniciativa Redes Locais (LocNet)

Liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica, a LocNet visa apoiar diretamente o trabalho de redes comunitárias e contribuir para um ecossistema que possibilite o surgimento e crescimento de iniciativas de conectividade que sejam baseadas na comunidade em países em desenvolvimento. O Programa de Subsídios para 2021 é possível graças ao financiamento da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida, na sigla em inglês) e faz parte do projeto "Conectando os não conectados: apoiando redes comunitárias e outras iniciativas de conectividade baseadas na comunidade".