Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 54 - jan 2023

APC News -- boletim informativo sobre redes comunitárias, janeiro de 2023. Original em inglês anexo em PDF.

Este primeiro boletim informativo de 2023 apresenta histórias de marcos importantes do movimento de redes comunitárias: diversas iniciativas comunitárias florescendo na Ásia, organizações semeando mudanças em todo o mundo, a conclusão da primeira Escola de Redes Comunitárias na África do Sul, oportunidades de financiamento e muito mais. Desde a nossa primeira edição em 2017, vimos que além de uma abordagem complementar para a inclusão digital, as redes comunitárias podem ser a porta de entrada para o estabelecimento de parcerias. Juntos, as pessoas estão articulando o conhecimento local, fortalecendo a comunicação e a autonomia tecnológica e vinculando a conectividade à promoção de mudanças urgentes. Não porque esta seja uma solução perfeita, mas porque as redes comunitárias estão abertas a processos de baixo para cima e a sonhos coletivos.
Bem-vind*s ao 54º resumo mensal de desenvolvimentos que afetam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.

Vídeos com resenhas de casos Walk the Talk: Esta série feita para a última edição do Community Network Xchange (CNX) traz diversas e inspiradoras histórias de criadores de redes comunitárias na Ásia, incluindo iniciativas da Indonésia, Índia, Malásia, China, Paquistão e Nepal. Leia mais .

Semeando mudanças em 2022: este post explora histórias detalhadas de projetos diversos e inspiradores de membros e parceiros da APC apoiados por subdoações da APC, incluindo vários focados em possibilitar a inclusão digital liderada pela comunidade. Leia mais . [Também disponível em espanhol e francês .]

Sonhando coletivamente: o DWeb Camp foi um espaço para compartilhar dúvidas, experiências, inquietações e alegrias em relação à nossa relação com as tecnologias. Pessoas de diversas esferas da vida tiveram a oportunidade de se reunir e tecer ideias para a descentralização da internet. Leia mais . [Também disponível em espanhol .]

Conectando as Comunidades Indígenas de Ziro Valley: Este artigo da Digital Empowerment Foundation compartilha mais sobre as alternativas locais que eliminam o fosso digital na Índia. Leia mais .

Em 2022, o Instituto Nupef implantou redes comunitárias em 18 áreas do Brasil. Leia mais . [Disponível em português.]

O movimento das redes comunitárias também deve crescer no Brasil em 2023: A última interação da Escola Redes Comunitárias da Amazônia reuniu 21 alunos de diferentes localidades. Este foi o último encontro de capacitação e agora os participantes desenvolverão projetos em suas comunidades. Leia mais e veja fotos inspiradoras . [Disponível em português.]

A agência de notícias nacional argentina Télam ouviu histórias e experiências de diferentes pessoas para uma reportagem aprofundada que explora uma variedade de temas, desde as experiências cotidianas até o desenvolvimento de redes comunitárias e a produção local de tecnologia para a soberania. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Experiências de gênero

Acesso negado: uma nova edição do GenderIT.org reúne histórias de indivíduos e comunidades do sul e sudeste da Ásia discutindo o impacto da divisão digital de gênero e como eles respondem aos desafios e barreiras. Leia mais .

Rádio comunitária feminina: a nova edição inclui esta peça poderosa sobre como os ilhéus e os moradores das montanhas estão lidando com o impacto do COVID-19 na zona rural da Indonésia. Leia mais .

Como parte da série “Conectividad desde los territorios”, este belo vídeo curto do AlterMundi conta a história de três gerações de mulheres que vivem no campo, mostrando como a conectividade com a internet as ajuda a continuar vivendo em suas terras natais. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Habilitando política e regulamentação

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu o embaixador do Reino Unido no Brasil e representantes da sociedade civil em um encontro sobre redes comunitárias e os passos necessários para criar um ambiente mais propício para elas no país. Leia mais . [Também disponível em português .]

A agenda regulatória da Anatel para o período 2023-2024 inclui uma “reavaliação das regras aplicáveis às redes comunitárias” como “prioridade”. Essas redes podem reduzir as lacunas de acesso, além de garantir direitos fundamentais de comunicação às comunidades indígenas e quilombolas e às organizações da sociedade civil. Leia mais . [Disponível em português.]

Embora os esforços para entender o custo do investimento em conectividade sejam nobres, eles têm o infeliz efeito colateral de fazer pensar no desafio como um problema monolítico. Descubra porque esta é uma abordagem limitada na reflexão “Um jogo de pedras”. Leia mais .

O que é política de espectro? Por que precisamos disso? Como isso é usado? Saiba mais através de um novo podcast da PolicyTracker chamado “Spectrum Policy 101”. Leia mais .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas

Conheça as conclusões e propostas do novo relatório “Rumo a um marco regulatório para as redes comunitárias nos países africanos francófonos”. Leia mais . [Disponível em francês.]

Steve Song publicou a nona revisão anual do desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações na África, resumindo os desenvolvimentos e destaques em 2022. Leia mais .

qaul é um aplicativo de comunicação de malha sem fio independente da Internet. Ele foi projetado para se comunicar ponto a ponto sem nenhuma infraestrutura de internet ou comunicação. Leia mais .

Eventos

A Zenzeleni Networks NPC está sediando o evento de encerramento da primeira Escola Sul-Africana de Redes Comunitárias. O evento será realizado em 30 de janeiro de 2023 em Joanesburgo, com transmissão online. Leia mais .

Você perdeu o Fórum de Governança da Internet (IGF) anual no final de 2022? Reflexões e resumos criteriosos foram publicados por quem fez parte dele, trazendo uma perspectiva do Sul global e apontando o que deu certo e o que não deu tão certo na última edição. Leia mais neste artigo da APC , neste da organização brasileira Projeto Saúde e Alegria, nesta reflexão de YZ Yau do CITAD, membro nigeriano da APC, e nesta série composta pelas partes 1 , 2 , 3 e 4 do KICTANet, membro da APC baseado no Quênia.

Oportunidades de financiamento

Esta doação anunciada pela fundação NLnet pode apoiar projetos para o desenvolvimento de ferramentas de código aberto, documentação, hardware e similares. O prazo para as candidaturas é 1 de fevereiro. Leia mais .

A Cultural Survival anunciou a chamada de propostas de 2023 para o Indigenous Community Media Fund, válida até 15 de fevereiro. Leia mais .

O Internet Freedom Fund é a principal forma do Open Technology Fund de apoiar projetos e pessoas que trabalham em projetos focados em tecnologia aberta e acessível que promovem direitos humanos, liberdade na Internet e sociedades abertas. Ele aceita aplicativos de forma contínua. Leia mais.

Por que precisamos de abordagens lideradas pela comunidade para a inclusão digital?

A Connect Humanity acaba de lançar um novo relatório: “State of Digital Inequity: Civil Society Perspectives on Barriers to Progress in our Digitizing World”. O relatório fornece o maior mapeamento já feito das barreiras digitais que as organizações da sociedade civil (OSCs) enfrentam – e aquelas enfrentadas pelas comunidades que atendem. Enquanto 95% das OSCs disseram que a internet é vital para sua capacidade de realizar seu trabalho, três em cada quatro disseram que a falta de acesso à internet, ferramentas ou habilidades limita sua capacidade de servir suas comunidades de forma eficaz.

Esta newsletter faz parte da iniciativa Local Networks (LocNet), um esforço coletivo liderado pela APC e Rhizomatica em parceria com pessoas e organizações na África, Ásia e América Latina e Caribe, com o objetivo de apoiar diretamente as redes comunitárias e contribuir para uma capacitação ecossistema para sua emergência e crescimento. O boletim foi apoiado pelo International Development Research Centre (IDRC) do Canadá em 2017/2018 e financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida) de 2019 a 2022.

Se quiser mais informações sobre como protegemos sua privacidade, consulte nossa política de privacidade ou escreva para privacy@apc.org.

Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui:
https://crm.apc.org/civicrm/mailing/url?u=16016&qid=1801811

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim ou informações relevantes para o tópico que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe-os conosco em localaccess.newsletter@apc.org.

Janeiro de 2023. Association for Progressive Communications (APC).
Tradução pelo Google Translate. Texto original em inglês em anexo em PDF.