Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 59 - jun 2023

Publicado em 29 de junho de 2023 -- Última atualização em 19 de julho de 2023. Original em inglês anexo em PDF.

Nesta edição, nos inspiramos em mulheres que estão cultivando redes comunitárias em suas regiões. Com o recente lançamento do podcast Routing for Communities, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre as mulheres que trabalham com a rede comunitária TunapandaNET no Quênia e a Mamaila Community Network na África do Sul. Da Argentina, o AlterMundi comemora um marco alcançado por uma rede comunitária que começou com implantações feitas por uma equipe feminina em Tierra Fértil.

Bem-vindo ao 59º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.

Podcasts Routing for Communities

  • Em nosso primeiro episódio, descobrimos uma experiência inspiradora da África do Sul: a Mamaila Community Network, que está conectando uma área rural que havia sido ignorada pelos principais provedores de serviços, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades digitais. Escute.

  • O segundo episódio nos leva a uma viagem ao Quênia para visitar TunapandaNET, uma iniciativa que combina redes digitais com ação liderada pela comunidade para permitir comunicação, educação e saúde em Kibera, a maior favela da África. Escute.

  • Em breve: dois novos episódios serão lançados todos os meses. Em julho, o terceiro episódio nos levará ao México para conhecer mais sobre a Wiki Katat, a primeira operadora virtual indígena de serviços de internet e telefonia móvel em todo o país. No quarto episódio da temporada, viajaremos mais uma vez para a África do Sul, onde conheceremos mais sobre a experiência da Amadiba Community Network. Junte-se ao nosso canal Telegram para manter-se atualizado com os novos lançamentos.

Notícias e histórias das redes comunitárias
  • Dois anos após o início de suas atividades, a Escola Redes Comunitárias da Amazônia chegou à fase de realização de sonhos coletivos, pois agora apoia os participantes na transformação de suas comunidades. Recentemente, a escola ajudou a equipar uma rádio comunitária liderada por jovens comunicadores da região do PAE Lago Grande, que abriga 154 comunidades e 6.600 famílias indígenas e ribeirinhas no Brasil. Leia mais .

  • As Escolas Nacionais de Redes Comunitárias são um esforço coletivo de capacitação para a criação, desenvolvimento e consolidação de redes comunitárias. Além do Brasil, aconteceram também na África do Sul, Quênia, Nigéria e Indonésia. Leia mais.

  • Mensageiro da Amazônia: HERMES é um projeto da Rhizomatica que leva comunicação a comunidades sem acesso a telefonia ou internet, por meio de um sistema digital de rádio HF. Este vídeo oferece mais informações sobre esta iniciativa, juntamente com belas imagens de implantações feitas na floresta amazônica no Equador e no Brasil durante 2021 e 2022. Assista aqui .

  • Também no campo das tecnologias para redes comunitárias, na Colômbia, a equipe de redes comunitárias de Colnodo começou a trabalhar na fabricação e desenvolvimento de antenas setoriais de guia de onda. Essas antenas podem ser replicadas pelas comunidades para facilitar sua conectividade. Leia mais .

  • E da África, a BOSCO Uganda comemorou um marco importante para levar infraestrutura de comunicação confiável para áreas remotas: a construção de uma torre de rede em Kalongo Hill, com apoio impressionante de 48percent.org. Leia mais .

Experiências de gênero
  • Imagine Infraestruturas de Cuidado e Meio Ambiente: este encontro reuniu feministas do ecossistema de redes comunitárias, direitos digitais, cuidados digitais e áreas de segurança e pessoas que trabalham pela justiça ambiental nos dias 2 e 3 de junho na Costa Rica. Esta peça compartilha a experiência de um dos participantes. Leia mais .

  • Mulheres e pessoas queer e com diversidade de gênero em redes comunitárias têm se nutrido por meio de uma tecnologia canalizada por muitos anos: a arte da união. Saiba mais neste vídeo inspirador feito em uma roda realizada por mulheres envolvidas com redes comunitárias da América Latina e Caribe. Assista aqui .

Habilitando política e regulamentação
  • Da Argentina, o AlterMundi comemora mais uma candidatura ao programa Roberto Arias . O Tierra Fértil foi formado em 2008 devido à necessidade de proteger os diferentes territórios e o modo de vida das famílias camponesas indígenas do povoado de Palma Sola. Acabam de apresentar à entidade reguladora do país o seu projecto de rede comunitária, que deverá permitir-lhes a ligação à fibra, entre outras coisas. Leia mais .

  • No Quênia, a KICTANet também está comemorando: a Associação para Redes Comunitárias no Quênia, a primeira desse tipo na África, é uma nova rede baseada em membros que une membros de 13 redes comunitárias no país. Juntos, eles vão pressionar por um ambiente mais propício para o movimento. Leia mais .

  • No Brasil, o grupo de trabalho de redes comunitárias criado no âmbito da agência reguladora de telecomunicações, Anatel, realizou sua primeira reunião em junho. O grupo mapeará as redes comunitárias existentes no país, buscando demandas e oportunidades de acesso em suas regiões. Leia mais .

  • As redes comunitárias também estiveram em destaque em um fórum realizado no Senado mexicano sobre a redução da divisão digital rural-urbana. Saiba mais em suas gravações .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • Você sabia que existe um repositório de materiais didáticos para o fortalecimento de redes comunitárias? Confira este espaço online coletivo para troca de recursos que podem ser úteis em processos formativos. Leia mais .

  • Comunidades de prática em redes comunitárias: Esta peça relata as discussões e aprendizados conjuntos compartilhados entre três redes comunitárias do estado de São Paulo, Brasil, girando em torno da instalação e uso do portal cativo Pirania, um aplicativo de código aberto que funciona como um portal de internet ferramenta de controle de acesso. Leia mais .

  • Anedotas do campo sobre a atualização das políticas do Fundo de Serviço Universal: Muitos governos estabeleceram fundos dedicados à expansão da conectividade para comunidades carentes. Este artigo examina os esforços de advocacy relacionados a eles liderados pela sociedade civil em alguns países. Leia mais .

Eventos
  • A Fundação EsLaRed realiza o 26º Workshop para América Latina e Caribe (WALC) com foco em tecnologias para redes de internet de 13 a 17 de novembro na cidade de Guayaquil, Equador. Leia mais .

  • Este ano, o Fórum de Governança da Internet acontecerá em Kyoto, no Japão, de 8 a 12 de outubro. A partir de agora, serão realizados diferentes fóruns regionais e nacionais, como o African IGF que acontece na semana de 18 de setembro em Abuja, Nigéria, e o Asia Pacific IGF de 29 a 31 de agosto em Brisbane, Austrália. Leia mais .

  • De 7 a 10 de setembro, o Brasil receberá uma nova edição do CoolabCamp, desta vez em colaboração com a DWeb . O tema é "Descentralizar é descolonizar". Leia mais .

Oportunidades de financiamento
  • O Secretariado do IGF abriu sua chamada para suporte de viagem para participantes elegíveis do Sul global para participar do IGF 2023 em Kyoto, Japão. O prazo é 12 de julho. Leia mais .

  • Derechos Digitales anunciou o lançamento de seu Fundo para a Promoção dos Direitos Digitais na América Latina (FDD), que apoiará a implementação de diferentes atividades para aumentar a conscientização sobre os direitos digitais das comunidades. Leia mais .

  • Este artigo da Internet Society Foundation discute por que a equidade digital é importante e resume seus programas de subsídios e outras oportunidades de financiamento para sua promoção. Leia mais .

  • A iniciativa CYRILLA Collaborative anunciou subsídios a serem concedidos para iniciativas voltadas para a defesa, particularmente aquelas que visam destacar e influenciar políticas de direitos digitais que impactam comunidades marginalizadas na América Latina, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana e Ásia. O prazo para submissão de propostas é 31 de julho. Leia mais .

Qual é a experiência das mulheres nos espaços da rede comunitária?

"Acho que as mulheres geralmente são as melhores colocadas para começar as coisas em uma rede comunitária e, quando você chega ao ponto de realmente construir uma rede, é claro que as mulheres são totalmente capazes, quando treinadas, de realizar o trabalho técnico envolvido em uma rede comunitária."

Este comentário foi feito por Claire Milne, especialista em telecomunicações do Reino Unido, ao podcast Routing for Communities para destacar a participação das mulheres em espaços de redes comunitárias.

Como extensão da sociedade em que estão inseridas, as tecnologias digitais e os processos de tomada de decisão muitas vezes refletem a normalização de séculos de desequilíbrio estrutural relacionado a fatores como gênero, raça, classe e nacionalidade. Os espaços comunitários em rede não são imunes a esses processos e, portanto, é necessário pensar ativamente em como desafiá-los.

Descubra mais!

Esta newsletter faz parte da iniciativa Local Networks (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras comunidades atividades baseadas em conectividade em países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui.

As edições anteriores deste boletim estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui!

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim informativo ou informações relevantes sobre o tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .