Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 61 - ago 2023

Ao ver como a Internet pode trazer impactos tanto negativos quanto positivos no mundo, há um ponto de entrada promissor acontecendo dentro do movimento das redes comunitárias: a combinação de alternativas complementares de conectividade com processos para fortalecer a apropriação social das tecnologias de informação e comunicação (TICs). por comunidades ao redor do mundo. Nesta edição podemos ver muitos exemplos de iniciativas centradas na comunidade que florescem na Ásia, África e América Latina.

Bem-vindo ao 61º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias. Original em inglês em anexo em PDF.

Podcast Roteiros para Comunidades

  • Em agosto, a equipe do podcast Roteiros para Comunidades viajou para uma área rural de Córdoba, Argentina. Lá pudemos conhecer a rede comunitária Quintana Libre. Poderíamos também descobrir mais sobre políticas inovadoras de apoio a modelos de conectividade liderados pela comunidade no país. Ouça o podcast .

  • Na Indonésia, conhecemos a Common Room Networks Foundation, uma organização que ajudou a construir a rede comunitária na Ciptagelar Traditional Village, em Java Ocidental. Esta iniciativa inspiradora apresenta alternativas para a conectividade liderada pela comunidade num país onde cerca de 12.000 aldeias ainda estão desconectadas. Ouça o podcast.

  • Fique ligado: em setembro, dois novos episódios nos levarão a uma viagem ao Brasil e à Nigéria para ouvir histórias de vida de pessoas que se conectam na defesa dos direitos fundamentais e do bem-estar de suas comunidades. Junte-se ao nosso canal Telegram agora para se manter atualizado com os novos lançamentos.

Notícias e histórias de redes comunitárias
  • A conectividade pode permitir um futuro digital gratuito, seguro e valioso, sem deixar ninguém para trás? Esta questão vital é discutida considerando diferentes relatos e reflexões neste artigo. Leia mais .

  • Durante muitos anos, a Zenzeleni Networks tem buscado mitigar a exclusão digital na África do Sul. Esta notícia destaca o seu impacto nas aldeias locais e na política e regulamentação do país. Leia mais .

  • Este ensaio fotográfico captura a jornada da MAJI na responsabilização dos poluidores de petróleo na Nigéria. Implementa tecnologias de baixo custo e dados abertos para monitorizar a poluição atmosférica e criar uma defesa baseada em evidências. Leia mais .

  • Também da Nigéria, aprendemos mais sobre como o Centro de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento (CITAD) faz progressos na eliminação da exclusão digital na Nigéria através do reforço de capacidades. Leia mais .

  • Semear a mudança: Em muitas partes da África Oriental, a falta de conectividade tem um grande impacto na educação, especialmente entre os mais vulneráveis. Abordar esta questão é o objetivo da organização Arid Lands Information Network (ALIN), sediada no Quênia. Leia mais .

  • No Brasil, a Escola Redes Comunitárias Amazônicas comemorou a inauguração de uma rádio comunitária que também funciona como hotspot de acesso à Internet para uma comunidade ribeirinha. Leia mais . [Disponível em português.]

Experiências de gênero
  • Capacitando Comunidades por meio do Empreendedorismo Digital: Da Índia, DEF conta a história de Rajni Kashyap estabelecendo seu centro digital como uma ponte transformadora entre os serviços governamentais e uma comunidade carente. Leia mais .

  • Na Colômbia, uma iniciativa liderada por Colnodo está a formar mulheres em comunidades rurais para que possam reforçar as suas competências em TIC e utilizar ferramentas digitais para promover os seus pequenos negócios. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Habilitando políticas e regulamentações
  • O grupo de trabalho formado pelo regulador brasileiro de telecomunicações (Anatel), organizações da sociedade civil e representantes de redes comunitárias tem se reunido para discutir como criar um ambiente mais propício para promover a conectividade centrada na comunidade no país. Leia mais . [Disponível em português.]

  • Neste vídeo, Adriana Labardini Inzunza, advogada independente de interesse público especializada em regulamentação de tecnologias de informação e comunicação (TIC), discute como a mudança digital liderada pelas comunidades é vital para o desenvolvimento sustentável na América Latina. Assista agora . [Disponível em espanhol.]

  • Este artigo de Colnodo conta mais sobre um evento organizado pelo Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações da Colômbia com foco na conectividade comunitária. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • A transformação digital da Indonésia, uma questão prioritária no G20 para 2022, requer a colaboração entre as partes interessadas. Este artigo reflete sobre como garantir direitos, igualdade e uma perspectiva de género neste processo. Leia mais .

  • Este kit de ferramentas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) enfatiza a acessibilidade das TIC, reconhecendo a sua importância na construção de comunidades digitais inclusivas. Leia mais .

Eventos
  • De 7 a 10 de setembro, o Brasil sediará uma nova edição do CoolabCamp, desta vez em colaboração com a DWeb. O tema é “Descentralizar é descolonizar”. Leia mais .

  • Este ano, o Fórum de Governança da Internet (IGF) acontecerá em Kyoto, no Japão, de 8 a 12 de outubro. Leia mais .

  • Antes do IGF global, são realizados vários fóruns regionais e nacionais, como o IGF Ásia-Pacífico. De 29 a 31 de agosto foram discutidos diversos temas em Brisbane, Austrália, incluindo uma interessante sessão sobre “Sustentabilidade de Iniciativas Complementares de Conectividade”. Assista às gravações .

  • O IGF África terá lugar de 19 a 21 de Setembro em Abuja, na Nigéria. Leia mais .

  • O evento online “Jornada rumo à Conectividade Significativa” explorou serviços de valor agregado de redes comunitárias durante dois dias de discussões esclarecedoras. Confira as gravações aqui e aqui .

  • Este workshop colaborativo liderado pela Internet Society também discutiu as conquistas e desafios das redes comunitárias. Existem gravações disponíveis em espanhol e português .

  • Este artigo do Instituto Nupef descreve sua experiência na troca de aprendizados com outras organizações que trabalham em conectividade e direitos digitais durante a RightsCon deste ano e outros encontros paralelos na Costa Rica. Leia mais . [Disponível em português.]

Oportunidades de financiamento
  • A Internet Society Foundation anunciou uma terceira ronda de financiamento através do seu Programa de Resiliência, que visa ajudar as comunidades a construir resiliência na Internet quando confrontadas com eventos adversos. As propostas poderão ser enviadas até 15 de setembro de 2023. Leia mais .

  • A Fundação Ford relançou o seu Digital Infrastructure Insights Fund, que aceita propostas que abrangem um espectro de atividades, desde pesquisas pioneiras em diferentes tradições metodológicas até a implementação de descobertas anteriores. O prazo para apresentação de propostas é 30 de setembro. Leia mais .

Repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Você sabia que existe um repositório de aprendizagem online focado em materiais feitos para e por redes comunitárias? Este é um espaço coletivo para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação. Entre muitos materiais sobre diferentes temas, este mês queremos destacar este resumo dos principais resultados da Cúpula das Redes Comunitárias Regionais da Ásia-Pacífico de 2021. Co-organizado pela ESCAP e pela ISOC, o evento teve como objetivo melhorar a conectividade digital nas zonas rurais, reconhecendo o papel das redes comunitárias na redução da exclusão digital.

Descubra mais!

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. actividades de conectividade baseadas em tecnologias nos países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .

As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .