Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 65 - jan-fev 2024

Por APCNews - Publicado em 25-01-2024 - Última atualização da página em 15-02-2024

Esta é a primeira edição do nosso boletim informativo em 2024 – e traz perspectivas encorajadoras para a conectividade centrada na comunidade. Por um lado, podemos relembrar experiências inovadoras na África, Ásia e América Latina e Caribe em 2023. Por outro lado, o ano começa com novas oportunidades, seja em termos de chamadas abertas ou de espaços e materiais para fortalecer essas iniciativas através do conhecimento compartilhado.

Bem-vindos/as ao 65º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.
Fonte: https://www.apc.org/en/news/community-networks-newsletter-new-year-new-opportunities-strengthen-community-centred

Podcast Roteando para Comunidades
  • A primeira temporada do podcast Routing for Communities foi lançada no ano passado, compartilhando 12 histórias poderosas de redes comunitárias em todo o mundo. A temporada apresentou diversas vozes de 15 países, apresentando experiências que refletem sobre como e por que as comunidades escolhem estar conectadas e usar tecnologias de informação e comunicação. A temporada inteira já está disponível na landing page do podcast , e também no Google Podcasts , Apple Podcasts e Spotify .

Notícias e histórias de redes comunitárias
  • Semeando mudanças em 2023: A revisão anual desta coluna que destaca os impactos comunitários da rede APC apresenta uma série de iniciativas inspiradoras que conectam pessoas através de redes comunitárias e estruturas feministas. Consulte Mais informação .

  • Como estão as comunidades de base promovendo a inclusão digital e, ao mesmo tempo, reforçando sua autonomia? Compartilhando conhecimento. As Escolas Nacionais de Redes Comunitárias são esforços colectivos de capacitação que estão a lançar as bases para a mudança através do conhecimento partilhado em cinco países: África do Sul, Quénia, Nigéria, Indonésia e Brasil. Assista a este vídeo para saber mais.

  • Na Nigéria, a organização sem fins lucrativos Hello World uniu-se à APC, CITAD, Tizeti Internet e sete redes comunitárias locais para introduzir uma solução inovadora, sustentável e liderada pela comunidade chamada “Hello Hub”, com o objectivo de reduzir o digital dividir. Leia mais neste artigo e confira algumas ótimas fotos nas redes sociais da Hello World .

  • A BOSCO Uganda vem construindo a sua rede comunitária há mais de um ano. Este blog analisa a razão e o impacto de construí-lo. Consulte Mais informação .

  • O sonho de conectar comunidades por meio de colaboração e tecnologia: Saiba mais sobre a construção da rede comunitária Novo Futuro. A iniciativa leva conteúdo educativo para moradores locais que enfrentam obstáculos estruturais no Brasil. Consulte Mais informação .

  • Também do Brasil, o Instituto Nupef comemora a conclusão de um curso sobre tecnologia, comunicação e direitos humanos, realizado em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). Como parte das atividades, foram criadas quatro redes comunitárias e capacitados 10 jovens de cinco comunidades. Consulte Mais informação .

Experiências de gênero
  • Acaba de ser lançada uma nova edição especial do GenderIT.org que propõe repensar a sociedade digital a partir da experiência das mulheres e dos diversos modos de viver. Os oito artigos nele contidos reposicionam princípios como a solidariedade, o respeito pela vida numa perspectiva interespécies, o apoio mútuo, o significado da comunidade, a tomada de decisão colectiva e o cuidado no centro da criação tecnológica. Consulte Mais informação .

Habilitando políticas e regulamentações
  • Regulamentação de redes comunitárias em todo o mundo: Este artigo fornece uma breve visão geral do crescente reconhecimento das redes comunitárias a nível internacional, regional e nacional e a evolução dos quadros regulamentares para permitir o seu desenvolvimento. Consulte Mais informação .

  • O que torna a conectividade significativa? O tema do Fórum sobre Governança da Internet do ano passado foi “A Internet que Queremos – Capacitando Todas as Pessoas”. Se o tema virasse pergunta – Qual é a internet que queremos? – então as vozes de uma série de entrevistas curtas realizadas durante o Fórum destacam diferentes aspectos da resposta. Consulte Mais informação 

  • Infraestruturas Africanas de Telecomunicações em 2023: A 10ª revisão anual faz uma retrospectiva de 2014 para ver o que mudou neste domínio. Consulte Mais informação .

  • No Brasil, o grupo de trabalho criado pela agência reguladora de telecomunicações, Anatel, divulgou seu relatório no final de 2023, com uma série de recomendações para avançar no apoio às redes comunitárias no país. Leia mais sobre algumas prioridades dos representantes da sociedade civil na cobertura da imprensa nacional aqui , aqui e aqui .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • Um jogo de duas horas lançado recentemente visa permitir uma melhor compreensão da infraestrutura da Internet e oferecer estratégias para contornar os bloqueios da Internet por parte dos governos. Ele foi projetado sob licença Creative Commons para que qualquer pessoa possa adotá-lo e adaptá-lo às suas necessidades, e pode ser jogado online e pessoalmente. Consulte Mais informação .

Eventos
  • Intercâmbio de Redes Comunitárias de África sobre Recursos de Conhecimento: Esta série de webinars partilha ideias e experiências de aprendizagem de redes comunitárias na região. Os próximos encontros acontecerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024, sempre às 13h UTC. Este é o link para se cadastrar .

  • A Internet Society - Capítulo Quênia e a aherinet sediarão a primeira Cúpula Nacional de Redes Comunitárias no Quênia, de 14 a 17 de fevereiro de 2024, no condado de Siaya. O tema será “O papel das redes comunitárias no desenvolvimento da economia digital do Quénia”. Consulte Mais informação .

  • Entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2023, foram realizadas diversas reuniões de redes comunitárias na cidade de Bogotá, Colômbia, com a participação de 14 representantes de 10 redes comunitárias de todo o país acompanhados pela organização da sociedade civil Colnodo. Consulte Mais informação .

  • Este artigo compartilha alguns destaques da 16ª edição do Fórum Latino-Americano e Caribenho de Governança da Internet (LACIGF), realizado em Bogotá, Colômbia, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2023. Leia mais .

Oportunidades de financiamento
  • A Fundação Honnold estabelece parcerias com comunidades marginalizadas para apoiar o trabalho de acesso à energia solar através do seu programa principal de subvenções de financiamento. O convite à apresentação de candidaturas para o ciclo de subvenções de 2024 já está aberto e encerrará no dia 2 de fevereiro. Consulte Mais informação .

  • O Sovereign Tech Fund investe no desenvolvimento, melhoria e manutenção de tecnologias de base digital aberta em todo o mundo. Consulte Mais informação .

  • A organização sem fins lucrativos Internet Corporation for Assigned Names and Numbers anunciou seu Programa de Subsídios da ICANN, que disponibilizará financiamento para desenvolver projetos que apoiem o crescimento de uma Internet única, aberta e globalmente interoperável. A ICANN abrirá um ciclo de inscrições em 25 de março de 2024, que permanecerá aberto até 24 de maio. Consulte Mais informação .

Repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Este repositório é um espaço coletivo online para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação, com ênfase em materiais elaborados para e por redes comunitárias. Nesta edição, gostaríamos de destacar uma série de materiais produzidos no âmbito da Escola Nacional de Redes Comunitárias do Quénia, com foco em temas importantes como finanças, sustentabilidade, orçamentação e mapeamento de partes interessadas.

Descubra mais!

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. atividades de conectividade baseadas em energia em África, na Ásia e na América Latina e nas Caraíbas. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .

As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .