Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 68 - abr 2024

Por APCNews - 29 de abril de 2024
Fonte: APC

A exclusão digital não é um problema que o mercado sozinho resolverá; precisamos pensar de forma diferente para realmente viabilizar sua realização.” A citação da advogada Adriana Labardini expôs a questão de forma clara, e as diversas experiências de conectividade centrada na comunidade em todo o mundo têm provado o seu ponto de vista. No entanto, as evidências mostram que estas alternativas têm historicamente enfrentado dificuldades para aceder ao capital de que necessitam e que o financiamento disponível é limitado.

Esta edição reúne exemplos que mostram o sucesso das redes comunitárias, mas também alguns que indicam que atualmente existe uma lacuna e que é necessária a ajuda de uma série de partes interessadas para apoiar com sucesso as comunidades na redução da exclusão digital. As informações sobre subsídios em andamento e oportunidades de financiamento também estão resumidas abaixo.

Bem-vindos/as ao 68º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.

Podcast de roteamento para comunidades
  • As alternativas de conectividade centradas na comunidade estão oferecendo serviços confiáveis a custos acessíveis em áreas ignoradas pelas grandes empresas de telecomunicações, como as apresentadas na primeira temporada do podcast Routing for Communities. Mas o seu percurso mostra por que repensar o financiamento da conectividade é um passo importante para reduzir a exclusão digital. Consulte mais informação .

  • Neste podcast, convidamos você a uma jornada para descobrir experiências lideradas pela comunidade e ouvir as histórias de vida daqueles que se conectam enquanto defendem os direitos fundamentais e o bem-estar de suas comunidades. A temporada inteira está disponível na página do podcast , e também no Google Podcasts , Apple Podcasts e Spotify .

Notícias e histórias de redes comunitárias
  • As redes comunitárias na África constituem referências de inovação e resiliência. Através de uma série de quatro webinars, a Rede Comunitária Tanda, juntamente com a APC e a iniciativa LocNet da Rhizomatica, ajudaram na capacitação e estudaram os desafios e triunfos dessas redes. Consulte mais informação.

  • No Quênia, a WACC está em parceria com a Rede de Ação TIC do Quênia (KICTANet) para estimular o empoderamento econômico entre as pessoas que vivem no Vale Mathare de Nairobi através de uma Internet gerida pela comunidade, confiável e econômica. Consulte mais informação .

  • Você já parou para pensar em como a tecnologia está mudando a vida das pessoas com deficiência? Num artigo de duas partes, a KICTANet reflete sobre como as redes comunitárias podem apoiar a inclusão. Leia mais aqui e aqui .

  • Este vídeo inspirador nos leva a uma viagem pelas redes comunitárias de Salta, Argentina. Assista agora . [Disponível em espanhol.]

  • O Instituto de Empreendedorismo Social na Ásia (ISEA) está implementando um projeto, “Construção de Modelos de Redes Comunitárias ligadas à Empresa Social e ao Desenvolvimento Econômico Local", no Bangladesh, na China e nas Filipinas. Você pode saber mais e conferir algumas lindas fotos de visitas às comunidades parceiras nas redes sociais do ISEA aqui e aqui .

Experiências de gênero
  • Um projecto gerido pela Rede Mulher do Uganda (WOUGNET) e apoiado pela WACC está reforçando a conectividade comunitária no norte rural do país, com especial destaque para reduir a disparidade digital de gênero. Consulte mais informação .

  • Conectando as mulheres indígenas do Chaco sul-americano: conheça mais sobre os hubs de conectividade desenvolvidos pela iniciativa NANUM Mujeres Conectadas (NANUM Connected Women). Liderada e gerida localmente, esta rede comunitária está permitindo novas oportunidades econômicas. Consulte mais informação.

  • Da Colômbia, a ONG Colnodo comemorou a inauguração da primeira rede comunitária na região de Montes de María. Chamada de Red Almagrande, sua implantação faz parte da iniciativa Conectando Oportunidades para Mulheres Empreendedoras Rurais na Colômbia. Consulte mais informação . [Disponível em espanhol.]

  • A Parceria Global para a Inclusão Digital (GDIP) lançou um novo relatório de investigação, Connected Resilience: Gendered Experiences of Meaningful Connectivity through a Global Pandemic, que fornece uma visão abrangente dos desafios e oportunidades para alcançar a inclusão digital de gênero. Consulte mais informação .

Habilitando políticas e regulamentações
  • A estratégia de desenvolvimento digital 2024-2030 estabelece o plano do governo do Reino Unido para trabalhar com os países em desenvolvimento para um futuro digital inclusivo, responsável e sustentável. Inclui a promoção da colaboração internacional em apoio a soluções locais, como redes comunitárias. Consulte mais informação.

  • Para discutir políticas de inclusão digital em áreas rurais, indígenas e quilombolas do Brasil, o Ministério das Comunicações do país recebeu representantes do Comitê de Redes Comunitárias. Um dos pontos em discussão é a utilização do Fundo Brasileiro de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para apoiar a conectividade comunitária. Consulte mais informação. [Disponível em português.]

  • O projeto Conectando Pessoas: Implementando Redes Comunitárias com espectro IMT realizou seu primeiro acampamento de aprendizagem na Colômbia de 26 de fevereiro a 2 de março de 2024. O projeto visa contribuir para a criação de um ambiente regulatório que permita às comunidades estabelecer suas próprias redes usando IMT ( Tecnologia de Telecomunicações Móveis Internacionais). Consulte mais informação . [Disponível em espanhol.]

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • O Núcleo de Informação de Redes do .br (NIC.br) acaba de lançar o relatório Conectividade significativa: propostas de medição e o retrato da população no Brasil. Ao traçar as conquistas e desafios no país, o relatório aponta para a promoção de redes comunitárias como uma alternativa para reduzir as brechas digitais. Consulte mais informação . [Também disponível em português .]

  • Você também pode saber mais sobre as conclusões do novo relatório sobre conectividade significativa no Brasil por meio de peças de organizações da sociedade civil, como o Instituto Nupef e o Projeto Saúde e Alegria , que estiveram presentes no lançamento. [Disponível em português.]

  • Como você constrói uma rede comunitária para levar a Internet à sua comunidade? Com este “kit de ferramentas Faça Você Mesmo”, a Internet Society tem uma abordagem simples para responder à pergunta e fornece links para recursos adicionais. Consulte mais informação .

  • O software de produção de mídia de código aberto Colmena comemorou seu lançamento em abril. A caixa de ferramentas permite aos usuários gravar, editar, conduzir entrevistas remotas, transmitir ao vivo, reunir-se, compartilhar arquivos e publicar a partir de praticamente qualquer dispositivo digital. Consulte mais informação .

Eventos
  • Acontecendo nos dias 29 e 30 de abril de 2024 no Brasil, a próxima reunião NETmundial+10 será um espaço importante para garantir que as prioridades e perspectivas da sociedade civil estejam fortemente representadas nos principais processos de política e governança da Internet. Consulte mais informação .

  • Na véspera do NETmundial+10, em 28 de abril, o evento Net Neutrality 10 Years Later: The Path to Meaningful Connectivity, revisitará os desafios predominantes à luz das conclusões obtidas em nossa jornada até agora. Consulte mais informação .

  • As inscrições para o Evento de Alto Nível do Fórum WSIS+20 , que acontecerá de 27 a 31 de maio de 2024, estão abertas e gratuitas para todas as partes interessadas. Consulte mais informação .

  • A chamada de propostas para a 13ª edição da RightsCon, que acontece em fevereiro de 2025, está aberta até 2 de junho de 2024. Leia mais .

  • A Wireless Battle Mesh é uma convenção anual não comercial, dirigida por voluntários, que se aprofunda em questões técnicas e políticas relacionadas a redes mesh, redes comunitárias sem fio e similares. A edição deste ano acontecerá em Chipre, de 15 a 19 de maio. Consulte mais informação .

  • O fórum Telecomunicações em áreas remotas e povos indígenas: tendências, oportunidades e perspectivas para a América Central, realizado em 23 de abril de 2024, analisou experiências e tendências regulatórias e de políticas públicas na região. Suas gravações estão disponíveis no canal da Redes AC no YouTube aqui e aqui; você também pode descobrir alguns destaques e citações em suas redes sociais . [Disponível em espanhol.]

  • Este artigo é uma reflexão sobre os desafios e oportunidades para a comunicação das comunidades indígenas na América Central à luz dos diferentes eventos que ocorrem na região. Consulte mais informação . [Disponível em espanhol.]

Oportunidades de financiamento
  • O Fundo de Sustentabilidade de Código Livre e Aberto (FOSS) está agora aberto para inscrições até 17 de maio de 2024. Este fundo ajuda a garantir que os projetos de software livre e de código aberto essenciais para a liberdade na Internet e os direitos humanos tenham os recursos e o apoio necessários para a manutenção a longo prazo , segurança e bem-estar da comunidade. Consulte mais informação .

  • O desafio global IEEE Connecting the Unconnected de 2024 convida à apresentação de soluções exclusivas para mitigar a exclusão digital. O prazo final é 5 de junho de 2024. Leia mais .

  • Segurança para Vozes: Estas subvenções destinam-se a apoiar o desenvolvimento e a implementação de estratégias holísticas de segurança, incluindo investigação, defesa e capacitação, através de iniciativas que exploram as intersecções entre tecnologia e questões terrestres e ambientais. O prazo está chegando: 29 de abril. Consulte mais informação .

  • O Programa de Bolsas de Pesquisa da Internet Society Foundation apoia colaborações globais de pesquisa que promovem a compreensão da Internet e seu valor para todos. O prazo final é 14 de maio de 2024. Leia mais .

  • Já está no ar a primeira chamada para inscrições do Programa de Subsídios da ICANN, que disponibilizará financiamento para desenvolver projetos que apoiem o crescimento de uma Internet única, aberta e globalmente interoperável. A janela de inscrição será encerrada em 24 de maio de 2024. Leia mais .

  • O Fundo para as Mulheres na Economia Digital (WiDEF) está convidando as entidades locais a apresentar candidaturas a subvenções e apoio técnico para dimensionar as soluções existentes que fizeram progressos mensuráveis para mitigar a exclusão digital de gênero nos seus contextos e contribuir para abordagens transformadoras para a inclusão digital. O prazo para submissões é 6 de maio de 2024. Leia mais .

  • O Digital Infrastructure Insights Fund é uma iniciativa global multifinanciadora para acadêmicos e profissionais compreenderem melhor como a infraestrutura digital aberta é construída e implantada. Este concurso público decorre até 2 de junho de 2024. Ler mais . 

Repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Este repositório é um espaço coletivo online para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação focados em materiais feitos para e por redes comunitárias.

Nesta edição gostaríamos de destacar um novo relatório recém-adicionado ao repositório. É necessária uma abordagem baseada em evidências para descrever as principais realizações do Fórum de Governança da Internet desde a última revisão da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS) em 2016. Um de seus destaques é como o IGF serviu como catalisador para a conectividade comunitária.

Descubra mais.

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. atividades de conectividade baseadas em energia na África, na Ásia, na América Latina e no Caribe. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .

As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .