Por APCNews 24-04-2025
Iniciativas de conectividade centradas na comunidade (ICCCs) estão ganhando reconhecimento como uma alternativa vital para reduzir a exclusão digital, com a conectividade moldada pelas próprias comunidades. Nesta edição, destacamos evidências de sua importância: novas pesquisas sobre seu impacto na região da Ásia e do Pacífico, insights sobre ICCCs a partir dos processos de revisão da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) e histórias inspiradoras, incluindo entrevistas com duas mulheres que fazem a diferença no campo da conectividade centrada na comunidade. Uma das mulheres oferece uma perspectiva amazônica única sobre tecnologias digitais, enquanto a outra ensina segurança cibernética para crianças em sua comunidade.
Bem-vindo ao 80º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso locais e iniciativas comunitárias.
Podcast Roteamento para Comunidades
-
O podcast Routing for Communities convida você a uma jornada para descobrir experiências lideradas pela comunidade de pessoas que criaram alternativas para superar os desafios da inclusão digital em áreas remotas, rurais e urbanas ao redor do mundo. A primeira temporada tem 12 episódios e está disponível aqui , e também no Apple Podcasts e no Spotify .
-
A segunda temporada está chegando! Novos episódios estão a caminho, com mais entrevistas incríveis da nossa primeira temporada juntos. Fique ligado.
Notícias e histórias de redes comunitárias
-
O Projeto de Acesso Digital Centrado na Comunidade está trabalhando para melhorar o acesso digital para grupos marginalizados em toda a Nigéria, desenvolvendo redes comunitárias alinhadas à Política e Estratégia Nacional de Economia Digital do país. Saiba mais .
-
O artigo "Uso do Espectro para Melhorar a Conectividade de Comunidades em Áreas Remotas" narra a experiência da Colnodo na Colômbia, destacando que as redes comunitárias são uma alternativa sustentável para a inclusão digital em regiões rurais. Leia mais .
-
"Nada sobre nós sem nós" foi o princípio norteador do projeto Territórios Resilientes e Conectados, realizado pelo Instituto Nupef no Brasil. E também marcou o evento realizado para celebrar a certificação de 10 bolsistas e três mentores do projeto, que ofereceu um espaço para reflexão coletiva sobre a jornada até o momento e apresentou uma prévia de uma websérie criada por eles durante seu programa de formação. Leia mais .
-
Saiba mais sobre as parcerias do Instituto Nupef com comunidades tradicionais no Brasil no artigo "Do Isolamento à Inovação: Como o Acesso à Internet está Empoderando Comunidades Indígenas e Quilombolas no Norte do Brasil". Leia mais .
-
Uma transformação silenciosa está em andamento no coração de Las Cruces, Novo México. A Fundação Mycelia, uma organização sem fins lucrativos jovem, mas ousada, está enfrentando de frente um desafio persistente: a falta de acesso à Internet acessível e confiável em bairros carentes. Leia mais .
Experiências de gênero
-
Nesta entrevista, Adriane Gama, natural da Amazônia brasileira, compartilha suas reflexões e chama a atenção para a necessidade crucial de espaços mais inclusivos e equitativos nas redes comunitárias, especialmente para mulheres. Leia mais .
-
Marcela Guerra – integrante da rede comunitária do Portal Sem Porteiras no Brasil – nos conta mais sobre o desafio de abordar questões como a segurança cibernética na comunidade escolar e compartilha suas experiências e reflexões sobre a interseção entre tecnologias digitais, educação infantil e engajamento comunitário. Leia mais .
Políticas e regulamentações facilitadoras
-
Nos últimos anos, as iniciativas de conectividade centradas na comunidade têm sido cada vez mais reconhecidas como uma solução inovadora e de baixo para cima para lidar com a persistente exclusão digital, proporcionando conectividade moldada pela própria comunidade. Este relatório de pesquisa nos ajuda a entender melhor como essas iniciativas promovem o acesso à Internet em comunidades pobres e remotas, com foco na região da Ásia e do Pacífico. Leia mais .
-
A revisão da CMSI+20 e o Pacto Digital Global (GDC) oferecem oportunidades para responder aos desafios de atingir as metas de acesso universal com compromissos e medidas práticas em apoio à conectividade centrada na comunidade. Este documento de política, divulgado na sessão anual de 2025 da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD) das Nações Unidas, propõe um plano de seis pilares para diversificar os mercados de acesso e conectar os desconectados. Saiba mais .
-
Financiamento da banda larga em comunidades de difícil acesso: Este artigo analisa como a lacuna na banda larga pode ser resolvida, observando que ainda falta o apoio financeiro adequado para levar investimentos aos locais que mais precisam. Leia mais .
Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
-
O início dos anos 2000 viu a ascensão do streaming de mídia, que aumentou drasticamente o consumo de dados pelos usuários da Internet. Para atender a essa demanda, os provedores de conectividade centrados na comunidade precisam adquirir conexões de backhaul com capacidade e confiabilidade cada vez maiores. Este artigo pretende ser um recurso para que eles entendam melhor o cenário em evolução das opções de backhaul. Leia mais .
-
A exclusão digital é uma forma de exclusão social que afeta desproporcionalmente os povos indígenas. Em Oaxaca, desigualdades de longa data dificultam o acesso às tecnologias digitais. Este estudo examina os fatores sociais, econômicos, culturais e geográficos que moldam o acesso das comunidades indígenas às TICs, juntamente com políticas de inclusão digital que visam diminuir essa lacuna. Saiba mais .
-
Karrot é uma ferramenta livre e de código aberto para iniciativas de base e grupos de pessoas que desejam coordenar atividades presenciais de forma local, autônoma e voluntária. Saiba mais sobre ela nesta entrevista com Nathalie Szycher, engenheira e membro da equipe, sobre o que o software livre pode significar para comunidades locais e auto-organizadas. Leia mais .
Eventos
-
A Cúpula de Políticas Tecnológicas da África 2025 acontecerá de 12 a 16 de maio em Nairóbi, Quênia, reunindo formuladores de políticas, líderes do setor privado, acadêmicos, sociedade civil e inovadores tecnológicos. Saiba mais .
-
Com o tema "Construindo a Governança Digital Juntos", o Fórum de Governança da Internet (IGF) deste ano acontecerá de 23 a 27 de junho na Noruega. Saiba mais .
-
O webinar "Transformação Digital e Conectividade Significativa nos BRICS" aconteceu em 16 de abril. O evento explorou como esses países estão abordando a transformação digital e as estratégias e políticas que estão implementando para apoiar a conectividade significativa. Assista à gravação aqui .
Oportunidades de financiamento
-
Instituições na África que defendem ativamente iniciativas e políticas de conectividade centradas na comunidade que promovam o acesso acessível, universal e equitativo à Internet estão convidadas a indicar um candidato para o cargo de coordenador de políticas para a África na Iniciativa de Redes Locais (LocNet). As inscrições estão abertas até 2 de maio. Saiba mais .
-
O Programa de Embaixadores de P&D visa formalizar a colaboração entre os principais líderes tecnológicos da comunidade e o LACNIC para atingir objetivos estratégicos no desenvolvimento de infraestrutura de Internet na América Latina e no Caribe. As inscrições serão aceitas até 28 de abril. Saiba mais .
-
Líderes é um programa do LACNIC que oferece financiamento e mentoria para apoiar pesquisas sobre tópicos selecionados de governança da Internet, conforme percebidos por diferentes comunidades. A chamada para inscrições está aberta até 9 de maio. Saiba mais .
-
O Desafio IEEE Connecting the Unconnected 2025 já está aberto. Interessados podem enviar um resumo de 500 palavras sobre um projeto ou conceito inovador em estágio inicial que vise aumentar o acesso à Internet para os 2,9 bilhões de pessoas ainda sem conexão até 16 de maio. Saiba mais .
-
O consórcio NGI Zero concedeu subsídios a 56 novos projetos para aprimorar os principais componentes tecnológicos . Você também pode solicitar financiamento antes de 1º de junho de 2025 .
-
O programa de financiamento Connecting the Unconnected apoia comunidades e organizações locais que trabalham para construir e expandir a infraestrutura de Internet para conectar pessoas que vivem em áreas rurais, remotas e de baixa renda. O próximo período de inscrições estará aberto de 15 de julho a 27 de agosto de 2025. Saiba mais .
Repositório de aprendizagem de redes comunitárias
Este repositório é um espaço online coletivo para armazenar e compartilhar recursos que podem ser úteis em processos de treinamento focados em materiais produzidos para e por redes comunitárias. Nele, você encontrará um documento que descreve 13 princípios orientadores para o desenvolvimento de iniciativas de conectividade centradas na comunidade e muito mais.
Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet) , um esforço coletivo liderado pela APC e pela Rhizomatica em parceria com comunidades de base e organizações de apoio na África, Ásia, América Latina e Caribe. Seu objetivo é apoiar diretamente iniciativas significativas de conectividade centradas na comunidade, contribuindo ao mesmo tempo para um ecossistema propício ao seu surgimento e crescimento.
Edições anteriores deste boletim estão disponíveis aqui .
Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui !
Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .