Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Credenciamento da Telebras como operadora do "Internet para Todos"

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações credenciou a Telebras como apta a operar o programa Internet para Todos, que pretende levar a conectividade para regiões remotas de todo o Brasil sem acesso à internet. Não há exclusividade para a estatal e outras empresas de telecomunicações interessadas em prestar o serviço poderão se cadastrar no MCTIC. O programa é uma evolução do Gesac, e a conexão oferecida às localidades será feita usando o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), no caso da Telebras, que está em órbita terrestre desde maio de 2017. As empresas poderão contar com incentivo fiscal já que o Confaz isentou o Gesac do recolhimento do ICMS. Ainda pode ter a isenção do ISS (imposto sobre serviço) por envolvimento das prefeituras.

A princípio, esse programa prevê o atendimento dessas localidades por antenas WiFi, mas qualquer operadora que tem redes de telecomunicações, seja terrestre seja via satélite, poderá também se interessar em participar do chamamento, em função da isenção tributária. O credenciamento da Telebras foi publicado no Diário Oficial da União de 7-2-2018 (portaria 724 do MCTIC) e segue os procedimentos previstos na portaria 7154 que instituiu o Internet para Todos.

Fonte: TeleSintese, 9-2-2018