Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 62 - set 2023

Illustration: Gustavo NascimentoIlustração: Gustavo Nascimento

Por APCNews – Publicado em 28 de setembro de 2023
[original em inglês em anexo em PDF]

Nesta edição, celebramos e partilhamos as experiências de mulheres que superam desafios e estereótipos de gênero, classe e raça para construir espaços e experiências mais inclusivas para promover a conectividade centrada na comunidade em todo o mundo. É o caso dos entrevistados de setembro no podcast Roteando para Comunidades , que vêm do Brasil e da Nigéria. Também é demonstrado em projetos implementados pela Colnodo na Colômbia e pela AFCHIX no Marrocos, Namíbia e Quênia.

Bem-vindo ao 62º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.

Podcast de roteamento para comunidades

Notícias e histórias de redes comunitárias
  • O projeto de instalação em Pagak não envolve apenas fios e tecnologia; trata-se de capacitar uma comunidade com as ferramentas para moldar o seu destino enquanto aproveita a energia do sol para um futuro sustentável.” Confira um artigo da BOSCO Uganda sobre seu projeto para construir alternativas energéticas sustentáveis e expandir o acesso à Internet em uma comunidade. Leia mais .

  • Internet para as pessoas: Este artigo discute como organizações de base como a NYC Mesh nos EUA querem acabar com a exclusão digital, um telhado de cada vez. Leia mais .

Experiências de gênero
  • A rede comunitária "San Isidro: El Oasis" acaba de ser inaugurada na Colômbia. Esta importante conquista marca a primeira rede comunitária estabelecida através de um projecto da organização da sociedade civil Colnodo centrado nas mulheres rurais do país. Leia mais .

  • Quebrar estereótipos na implantação de redes comunitárias: Este foi o lema instigante da sessão AFCHIX no Evento Virtual de Redes Comunitárias Africanas de 2023. As gravações estão disponíveis para os interessados em conhecer as novidades dos projetos implementados pela organização em Marrocos, Namíbia e Quénia. Assista agora .

Habilitando políticas e regulamentações
  • Esta apresentação feita durante a Escola Africana de Governação da Internet (AfriSIG) de 2023 fornece uma visão geral do estado do acesso em África e destaca o poder das alternativas de conectividade centradas na comunidade. Leia mais .

  • As redes comunitárias emergiram como intervenientes notáveis na conectividade de última milha no Quénia, combinando a implantação de infra-estruturas, acesso à Internet a preços acessíveis, desenvolvimento de capacidades, competências digitais e disponibilidade de dispositivos digitais através de centros de recursos. Saiba mais nesta reflexão publicada pela KICTANet. Leia mais .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • O papel das mulheres na construção de redes comunitárias: A mensagem central deste tutorial reside no reconhecimento do papel indispensável das mulheres na formação de uma sociedade mais inclusiva e conectada. Leia mais .

  • O Kit Comunitário de Segurança Digital é uma ferramenta da Escola de Segurança Digital de Colnodo. Tem como objetivo ajudar as pessoas a proteger suas informações e comunicações em ambientes digitais. Leia mais .

Eventos
Oportunidades de financiamento
  • Você tem uma ideia valiosa na área de bens comuns digitais e tecnologia em rede? Esta chamada aberta da Fundação NLnet apoiará projetos com foco no desenvolvimento de soluções abertas que capacitem os usuários em todas as camadas da tecnologia. A aplicação é simples, mas o prazo está próximo: 1º de outubro de 2023. Leia mais .

  • A Rede Feminista de Pesquisa na Internet (FIRN) lançou uma chamada de propostas. Investigadores individuais e/ou organizações são convidados a submeter propostas de investigação que abordem questões críticas e emergentes relacionadas com a violência baseada no género facilitada pela tecnologia. O prazo para inscrições é 2 de novembro de 2023. Leia mais .

Apresentado no repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Você sabia que existe um repositório de aprendizagem online focado em materiais feitos para e por redes comunitárias? Este é um espaço coletivo para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação.

Entre muitos materiais sobre diferentes temas, este mês, à luz do IGF deste ano, queremos convidá-lo a mergulhar em regulamentos, políticas e materiais de redes comunitárias de última geração.

Descubra mais!

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. actividades de conectividade baseadas em tecnologias nos países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui aqui aqui .
As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .
Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !
Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .