Ilustração: Gustavo Nascimento
Por APCNews – Publicado em 28 de setembro de 2023
[original em inglês em anexo em PDF]
Nesta edição, celebramos e partilhamos as experiências de mulheres que superam desafios e estereótipos de gênero, classe e raça para construir espaços e experiências mais inclusivas para promover a conectividade centrada na comunidade em todo o mundo. É o caso dos entrevistados de setembro no podcast Roteando para Comunidades , que vêm do Brasil e da Nigéria. Também é demonstrado em projetos implementados pela Colnodo na Colômbia e pela AFCHIX no Marrocos, Namíbia e Quênia.
Bem-vindo ao 62º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.
Podcast de roteamento para comunidades
-
Em setembro lançamos dois novos episódios do podcast Roteando para Comunidades. Este mês, viajamos ao Brasil e à Nigéria para saber mais sobre experiências com redes comunitárias, refletindo sobre como as desigualdades de acesso se combinam com gênero e raça. Os episódios também mostram como uma abordagem centrada na comunidade poderia nos ajudar a construir espaços mais inclusivos. Ouça-os agora:
-
Episódio 7: Pensando gênero e raça a partir de duas experiências comunitárias no Brasil
-
Fique ligado: em outubro, dois novos episódios nos levarão a uma viagem à Colômbia e ao Reino Unido para ouvir histórias de vida de pessoas que se conectam enquanto defendem os direitos fundamentais e o bem-estar de suas comunidades. Junte-se ao nosso canal Telegram agora para se manter atualizado com os novos lançamentos.
Notícias e histórias de redes comunitárias
-
“O projeto de instalação em Pagak não envolve apenas fios e tecnologia; trata-se de capacitar uma comunidade com as ferramentas para moldar o seu destino enquanto aproveita a energia do sol para um futuro sustentável.” Confira um artigo da BOSCO Uganda sobre seu projeto para construir alternativas energéticas sustentáveis e expandir o acesso à Internet em uma comunidade. Leia mais .
-
Internet para as pessoas: Este artigo discute como organizações de base como a NYC Mesh nos EUA querem acabar com a exclusão digital, um telhado de cada vez. Leia mais .
Experiências de gênero
-
A rede comunitária "San Isidro: El Oasis" acaba de ser inaugurada na Colômbia. Esta importante conquista marca a primeira rede comunitária estabelecida através de um projecto da organização da sociedade civil Colnodo centrado nas mulheres rurais do país. Leia mais .
-
Quebrar estereótipos na implantação de redes comunitárias: Este foi o lema instigante da sessão AFCHIX no Evento Virtual de Redes Comunitárias Africanas de 2023. As gravações estão disponíveis para os interessados em conhecer as novidades dos projetos implementados pela organização em Marrocos, Namíbia e Quénia. Assista agora .
Habilitando políticas e regulamentações
-
Esta apresentação feita durante a Escola Africana de Governação da Internet (AfriSIG) de 2023 fornece uma visão geral do estado do acesso em África e destaca o poder das alternativas de conectividade centradas na comunidade. Leia mais .
-
As redes comunitárias emergiram como intervenientes notáveis na conectividade de última milha no Quénia, combinando a implantação de infra-estruturas, acesso à Internet a preços acessíveis, desenvolvimento de capacidades, competências digitais e disponibilidade de dispositivos digitais através de centros de recursos. Saiba mais nesta reflexão publicada pela KICTANet. Leia mais .
Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
-
O papel das mulheres na construção de redes comunitárias: A mensagem central deste tutorial reside no reconhecimento do papel indispensável das mulheres na formação de uma sociedade mais inclusiva e conectada. Leia mais .
-
O Kit Comunitário de Segurança Digital é uma ferramenta da Escola de Segurança Digital de Colnodo. Tem como objetivo ajudar as pessoas a proteger suas informações e comunicações em ambientes digitais. Leia mais .
Eventos
-
Este ano, o Fórum de Governança da Internet (IGF) acontecerá em Kyoto, no Japão, de 8 a 12 de outubro. Leia mais .
-
A Associação para Comunicações Progressistas (APC) acaba de publicar uma lista de eventos do IGF nos quais seus funcionários e membros estarão envolvidos. Alguns deles se concentram em alternativas centradas na comunidade para reduzir a exclusão digital, como as seguintes:
-
Financiar redes de banda larga do futuro para colmatar a exclusão digital
-
Agentes de inclusão: redes comunitárias e encontros de mídia
-
Revitalização dos fundos do serviço universal para promover a inclusão
-
Redes Comunitárias DC3: Soberania digital e sustentabilidade.
-
Os participantes da Escola de Redes Comunitárias Amazônicas do Brasil participaram do evento Dweb+CoolabCamp , organizado pela organização brasileira Coolab em setembro. Esta foi uma oportunidade para as pessoas envolvidas ou interessadas em redes comunitárias se encontrarem, aprenderem umas com as outras e unirem esforços. Leia mais .
Oportunidades de financiamento
-
Você tem uma ideia valiosa na área de bens comuns digitais e tecnologia em rede? Esta chamada aberta da Fundação NLnet apoiará projetos com foco no desenvolvimento de soluções abertas que capacitem os usuários em todas as camadas da tecnologia. A aplicação é simples, mas o prazo está próximo: 1º de outubro de 2023. Leia mais .
-
A Rede Feminista de Pesquisa na Internet (FIRN) lançou uma chamada de propostas. Investigadores individuais e/ou organizações são convidados a submeter propostas de investigação que abordem questões críticas e emergentes relacionadas com a violência baseada no género facilitada pela tecnologia. O prazo para inscrições é 2 de novembro de 2023. Leia mais .
Apresentado no repositório de aprendizagem de redes comunitárias
Você sabia que existe um repositório de aprendizagem online focado em materiais feitos para e por redes comunitárias? Este é um espaço coletivo para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação.
Entre muitos materiais sobre diferentes temas, este mês, à luz do IGF deste ano, queremos convidá-lo a mergulhar em regulamentos, políticas e materiais de redes comunitárias de última geração.
Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. actividades de conectividade baseadas em tecnologias nos países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .
As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .
Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !
Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .