Estação rural voltada para experimentação, pesquisa e criação vinculada à tecnologia e sustentabilidade, a Nuvem é uma casa para encontros e debates visando difusão do conhecimento livre e da cultura da autonomia, centro de residências e autoresidências para artistas e projetistas, telecentro. e hacklab rural.
A cada dia nos tornamos mais dependentes de corporações e empresas que controlam o acesso à informação e a comunicação pessoa a pessoa. No entanto, a tecnologia para transmissão de dados a longas distâncias está ao alcance de qualquer um. Diversas iniciativas ao redor do mundo concretizam um modelo de comunicação que passa pelo cooperativismo, autonomia e comunidade - vide a rede Guifi na Espanha, Free-net em Detroit, EUA, ou Freifunk, na Alemanha. Visando a difusão desta prática no Brasil, a Nuvem já havia apoiado pesquisas na construção de redes autônomas nos Encontros Interactivos de 2012 e 2013.
Desta vez, a proposta foi de instalar na Fumaça, uma vila no estado do Rio de Janeiro, com cerca de 1000 habitantes, uma rede wifi que usa tecnologia "mesh" e que alcança a maior parte das casas. A ideia é instalar uma rede GSM, para telefonia celular, que permita fazer chamadas via VoIP (pendente de licença da Anatel).
A proposta obteve uma bolsa Commotion, instituição que apoia o desenvolvimento de redes livres em diversas partes do mundo, para compra de equipamentos e despesas do projeto.
Mais detalhes na wiki da Nuvem: Fumaça Data Springs
Assista o vídeo http://www.ibe.tv/es/canal/laaventuradeaprender/849/Nuvem-Esta%C3%A7%C3%A3o-Rural-de-Arte-e-Tecnologia.htm