O texto anexo de Alberto Escudero-Pascual é parte de uma série de estudos sobre equidade de acesso à infraestrutura da Internet, encomendada pela Associação para o Progresso das Comunicações (APC). Está incluido um texto introdutório de Alan Finlay. Estão anexados também os comentários de Carlos A. Afonso e Steve Song. São apresentadas versões dos textos em inglês e espanhol.
O acesso equitativo à infraestrutura da Internet requer a combinação de políticas, tecnologia e capacitação humana. Este texto concentra-se em tecnologias e ferramentas para a universalização do acesso. As tecnologias são apresentadas em cinco áreas principais:
- Acesso sem fio
- Computação de baixo custo e baixo consumo de energia
- Padrões abertos, hardware e software
- Serviços e conteúdo local
- Acesso aberto e redes abertas.
O documento fornece antecedentes para cada uma dessas áreas de tecnologia e faz referência a práticas estratégicas para garantir o acesso equitativo. Depois de analisar os vários problemas e estratégias, faz um conjunto de recomendações relacionadas a cada uma das áreas de tecnologia.
As intervenções sugeridas cobrem uma série de questões, incluindo: acesso público ao espectro eletromagnético, redes abertas, capacitação, promoção de serviços locais, uso de padrões abertos e controle de qualidade em tecnologias de informação e comunicação (TICs).
O artigo conclui que historicamente o uso equitativo das TICs é resultado de tornar a tecnologia acessível, adequada e relevante às realidades locais.