Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Sobre

Português, Brasil

Este portal Web criado pelo Nupef é um espaço de informação e conhecimento que inclui informações de referência sobre práticas de rede relacionadas às TICs nas comunidades. Procura ser uma ferramenta informativa sobre novas tecnologias de rádio para uso comunitário, incluindo um acompanhamento de experimentos comunitários específicos, regulação e implantação efetiva  . É mantido em parceria com outras organizações e indivíduos no Brasil e no exterior trabalhando nos mesmos temas. O Nupef já desenvolveu trabalhos sobre regulação e uso do espectro em parceria com a APC e ONGs em vários países da América Latina, e atualmente implementa iniciativas de redes comunitárias em parceria com comunidades quilombolas na região Norte do Brasil.

O portal é o que o Nupef define como multieditorial colaborativo. Isso significa que pessoas de várias entidades e movimentos nacionais e internacionais, bem como acadêmicos, podem participar do Grupo Editorial (GE) do portal, que decide coletivamente sobre as políticas e critérios de conteúdo, estrutura e mecanismos de disseminação, bem como publicação de conteúdos multimídia relacionados aos temas da iniciativa. Os mecanismos de rede social serão usados ​​para facilitar o trabalho do GE.

Um produto derivado da dinâmica de conteúdo no portal da Web é uma revisão periódica (na forma de um boletim online) sobre questões relevantes relacionadas ao seu foco principal. Reuniões periódicas com profissionais, ativistas, especialistas e outras partes interessadas ajudarão tanto a trazer novas idéias e informações para o portal e ampliar o diálogo sobre principais questões e descobertas. Esses encontros ajudarão a definir e analisar métodos e prioridades.

O portal permite navegação multilingue (português brasileiro, espanhol e inglês). Seu conteúdo multimídia pode estar em mais de um idioma (a prioridade é para inglês, espanhol e português sem nenhuma ordem específica); isso não significa que o conteúdo seja traduzido / legendado, embora isso possa acontecer em alguns casos. A proposta multieditorial tem algumas semelhanças com práticas exitosas já existentes, como o Project Noah (documentando a vida selvagem) e CircleID (TICs e governança da Internet).

O papel do Nupef aqui é ser um facilitador proativo do processo, cuidando da infraestrutura (hospedagem no projeto Tiwa, suporte técnico) e a administração do portal (projeto Web, serviços e funcionalidades disponíveis etc.) com o apoio do GE.

O Instituto Nupef propõe um programa contínuo para servir de referência dinâmica em aplicações em redes a nível comunitário, de acordo com as diretrizes da missão estabelecidas em seus estatutos: produzir, analisar, discutir e divulgar informações e conhecimentos e desenvolver capacidades de indivíduos e organizações, estimulando, em particular, o uso inovador das tecnologias de informação e comunicação (TICs), que podem apoiar o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, a justiça social, a boa governança e os valores democráticos.

O Nupef procura implementar atividades que contribuem para práticas inovadoras de TICs a nível local por organizações da sociedade civil, movimentos sociais, indivíduos, empresários locais e governos locais. Entre essas ações está o acompanhamento dos atuais marcos regulatórios que afetam as TICs em geral, especialmente as políticas e práticas vigentes do espectro, tanto no Brasil quanto no exterior, com foco nos países em desenvolvimento. Isso envolve a criação e manutenção de um repositório atualizado periodicamente de regras e regulamentos que afetem as políticas e práticas do espectro que tenham incidência em iniciativas de redes em comunidades locais.

O Nupef continuará trabalhando ativamente em políticas e práticas relacionadas ao uso e alocação de espectro (com ênfase em regulação e políticas que afetam redes comunitárias), e este portal tem papel central como um repositório e espaço interativo, onde pretende-se manter as informações temáticas relevantes que o GE possa coletar a nível nacional e internacional.

---
O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.