Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Redes Comunitárias

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 65 - jan-fev 2024

Esta é a primeira edição do nosso boletim informativo em 2024 – e traz perspectivas encorajadoras para a conectividade centrada na comunidade. Por um lado, podemos relembrar experiências inovadoras na África, Ásia e América Latina e Caribe em 2023. Por outro lado, o ano começa com novas oportunidades, seja em termos de chamadas abertas ou de espaços e materiais para fortalecer essas iniciativas através do conhecimento compartilhado.

Bem-vindos/as ao 65º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.
Fonte: https://www.apc.org/en/news/community-networks-newsletter-new-year-new-opportunities-strengthen-community-centred

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 64 - nov 2023

Este mês enviamos a última edição desta newsletter em 2023 e, para assinalar o final de um ano intenso de iniciativas de conectividade centradas na comunidade, queremos destacar a primeira temporada do podcast Routing for Communities – agora concluída e divulgando 12 histórias poderosas de redes comunitárias em todo o mundo. A temporada trouxe diversas vozes e experiências que refletiram sobre como e por que estar conectado ao longo dos últimos seis meses. Olhando para o futuro, compartilham também uma mensagem comum sobre a necessidade de criar redes humanas e digitais baseadas na promoção de um futuro viável para todos.

Bem-vindos/as ao 64º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.
Fonte: https://www.apc.org/en/news/community-networks-newsletter-12-stories-people-connecting-themselves-while-defending-well

Regulação de redes comunitárias ao redor do mundo

A remoção de barreiras ao desenvolvimento de redes comunitárias está enraizada em resoluções internacionais e regionais. Entretanto, a nível nacional, vários países em todo o mundo já criaram categorias de redes comunitárias nos seus quadros de licenciamento. Na África, o Zimbabue, a Uganda, a Etiópia e o Quênia consideraram as redes comunitárias nas suas regulações. Da mesma forma, na América Latina, o México e a Argentina aprovaram medidas para o seu reconhecimento, com a Colômbia e o Brasil trabalhando ativamente para capacitá-los nos seus quadros atuais.

Este artigo fornece uma breve visão geral do crescente reconhecimento das redes comunitárias a nível internacional, regional e nacional e da evolução dos quadros regulamentares para permitir o seu desenvolvimento.
Autor: Carlos Rey-Moreno, dezembro de 2023.
Fonte: https://www.apc.org/en/pubs/community-network-regulation-around-world

 

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 63 - out 2023

Este mês destacamos o papel fundamental do intercâmbio de conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades na expansão da conectividade significativa e centrada na comunidade. Em todo o mundo, diversos povos estão a construir redes comunitárias através da sinergia do seu conhecimento das realidades e tecnologias locais, e da experiência de pessoas e organizações envolvidas no apoio a este campo.

Páginas

Subscrever RSS - Redes Comunitárias