Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Redes Comunitárias

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 57 - abr 2023

Dedicamos esta edição a Paulo Lima, expressando nosso profundo pesar por sua morte prematura em 16 de abril de 2023. Paulo era um amigo querido e aliado que tinha uma longa história de conexão de comunidades. Nos últimos anos, junto com a equipe do Projeto Saúde e Alegria, esteve à frente da implantação da Escola Redes Comunitárias Amazônicas que reuniu sete comunidades indígenas e tradicionais da região. Ele fará muita falta para uma comunidade que aprendeu e melhorou muito, graças a ele.

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 56 - mar 2023

Em todo o mundo, as comunidades estão construindo alternativas para superar a exclusão digital e promover a autodeterminação relacionada às tecnologias de comunicação. E sua contribuição foi reconhecida recentemente: nesta edição, podemos ver exemplos tangíveis vindos de representantes do governo de Camarões, Colômbia e Argentina, tanto que um prêmio internacional foi concedido ao regulador argentino por seus programas desenvolvidos em conjunto com a sociedade civil organizações para apoiar a conectividade liderada pela comunidade.

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 55 - fev 2023

Embora o futuro traga muitas preocupações sobre os direitos humanos e o impacto ambiental das redes digitais, também celebramos iniciativas notáveis lideradas pela comunidade. Eles nos mostram como as redes podem ser construídas reconhecendo o protagonismo e a autonomia das diversas pessoas das comunidades e em prol de um futuro que vale a pena. É o caso da Wiki Katat, a primeira operadora móvel virtual liderada por uma comunidade indígena no México, e das muitas redes comunitárias que continuaram florescendo na Argentina durante os tempos difíceis da pandemia.

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 54 - jan 2023

Este primeiro boletim informativo de 2023 apresenta histórias de marcos importantes do movimento de redes comunitárias: diversas iniciativas comunitárias florescendo na Ásia, organizações semeando mudanças em todo o mundo, a conclusão da primeira Escola de Redes Comunitárias na África do Sul, oportunidades de financiamento e muito mais.
Desde a nossa primeira edição em 2017, vimos que além de uma abordagem complementar para a inclusão digital, as redes comunitárias podem ser a porta de entrada para o estabelecimento de parcerias. Juntos, as pessoas estão articulando o conhecimento local, fortalecendo a comunicação e a autonomia tecnológica e vinculando a conectividade à promoção de mudanças urgentes. Não porque esta seja uma solução perfeita, mas porque as redes comunitárias estão abertas a processos de baixo para cima e a sonhos coletivos.
Bem-vindo ao 54º resumo mensal de desenvolvimentos que afetam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 53 - nov.2022

Este é o boletim da APC sobre redes comunitárias e acesso local nº 53, publicado em novembro de 2022. Os boletins mensais da APC com novidades e informações sobre redes comunitárias e acesso local são reproduzidos aqui. Os boletins estão disponíveis apenas em inglês. O objetivo destes boletins da APC é fornecer atualizações mensais e relatórios, chamadas para doações, bolsas e prêmios, bem como sobre eventos relacionados aos temas mencionados. O boletim é parte do projeto “Local Access Networks: Can the unconnected connect themselves?” da APC em parceria com a Internet Society e a Rhizomatica, com apoio do Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional (CPDI/CRDI/IDRC) do Canadá.

Páginas

Subscrever RSS - Redes Comunitárias