Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 55 - fev 2023


Por APCNews -- texto original em inglês em anexo em PDF.

Embora o futuro traga muitas preocupações sobre os direitos humanos e o impacto ambiental das redes digitais, também celebramos iniciativas notáveis lideradas pela comunidade. Eles nos mostram como as redes podem ser construídas reconhecendo o protagonismo e a autonomia das diversas pessoas das comunidades e em prol de um futuro que vale a pena. É o caso da Wiki Katat, a primeira operadora móvel virtual liderada por uma comunidade indígena no México, e das muitas redes comunitárias que continuaram florescendo na Argentina durante os tempos difíceis da pandemia.

Bem-vindo ao 55º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas baseadas na comunidade.

Notícias e histórias das redes comunitárias

  • No México, a Wiki Katat se tornou a primeira operadora móvel virtual liderada por uma comunidade rural e indígena. Oferece serviços de internet e telefonia móvel – sem fins lucrativos, mas como um caminho para fortalecer a autonomia linguística e a produção de conteúdo local. Leia mais . [Também disponível em espanhol.]

  • Durante a pandemia do COVID-19, a Argentina viu muitas redes comunitárias florescerem e apoiarem o país na implementação de políticas sem precedentes. A chave para isso foi a consciência de onde está o conhecimento mais valioso: dentro das comunidades. Saiba mais através da jornada do AlterMundi. Leia mais . [Também disponível em espanhol .]

  • Para saber mais sobre o trabalho do AlterMundi, confira também as peças inspiradoras em seu site , como as que estão aqui e aqui documentando visitas às comunidades rurais cultivando redes e reunindo belos vídeos, fotos e palavras. [Disponível em espanhol.]

  • Na África do Sul, 17 alunos de sete comunidades em todo o país concluíram um treinamento de um ano com a primeira Escola Nacional de Redes Comunitárias. Siga a Zenzeleni School of Community Networks no Twitter para atualizações e descubra fotos.

  • As escolas nacionais são um esforço coletivo de capacitação em torno de redes comunitárias que ocorreram em cinco países: Brasil, Indonésia, Quênia, Nigéria e África do Sul. Este vídeo da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia no Brasil compartilha experiências e esperanças. Leia mais . [Disponível em português.]

  • Também no Brasil, o Instituto Nupef iniciou um projeto com foco em redes comunitárias e estratégias de comunicação com comunidades quilombolas. Saiba mais no blog deles e neste vídeo sobre o assunto. [Disponível em português.]

  • Redes comunitárias do Sul global estão trocando conhecimentos e experiências. Da Argentina, AlterMundi documentou uma reunião com organizações africanas para discutir políticas e regulamentações habilitantes [disponível em espanhol], enquanto do Brasil, Coolab compartilhou uma visão geral de uma colaboração com Janatsu da Índia, sobre aspectos técnicos [disponível em português].

  • Superando a deficiência com conectividade: Fantsuam Foundation atuou como agente de inclusão social, econômica e cultural para pessoas com deficiência do norte da Nigéria em um projeto apoiado por 48percent.org. Leia mais .

Experiências de gênero
  • Este artigo de Harira Abdulrahman Wakili, do CITAD, analisa o contexto das mulheres que trabalham em redes comunitárias na Nigéria, que reflete situações localizadas com fortes influências culturais nos papéis de gênero, bem como preconceito social em torno da tecnologia. Leia mais .

  • Por que é imperativo envolver ativamente as mulheres em iniciativas de redes comunitárias? Aqui está uma reflexão de Marceline Keya, do Quênia. Leia mais .

  • Da Ásia, com o objetivo de capacitar tecnologicamente as mulheres e colocá-las em funções de liderança, a DEF iniciou a iniciativa Women Wireless Engineers (WWE) em 2022 em cinco locais da Índia rural. Leia mais sobre o projeto e descubra fotos aqui e aqui .

  • Da América Latina, nos dias 9 e 10 de fevereiro, um encontro de mulheres realizado em Córdoba, Argentina, promoveu uma discussão sobre as redes comunitárias e a importância do empoderamento das mulheres. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Habilitando política e regulamentação
  • Rumo a Fundos de Acesso e Serviço Universal Eficientes e Eficazes na África: descubra quatro tópicos que podem tornar as USAFs mais eficientes na África por meio desta contribuição de Josephine Miliza da KICTANet. Leia mais .

  • Na Colômbia, Colnodo comemorou a visita de representantes do governo nacional, incluindo o presidente do país, à Rede Comunitária Jxa'h Wejxia Casil , iniciativa que vem sendo acompanhada pela organização desde sua criação. Este é um passo importante para o reconhecimento das contribuições das redes comunitárias para a conectividade em áreas rurais remotas. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

  • Em novembro do ano passado, foi realizado na Colômbia o Fórum de Redes Comunitárias, que resultou em um conjunto de recomendações para o Plano de Desenvolvimento da Colômbia. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • O relatório final da Rede de Políticas do Fórum de Governança da Internet 2022 sobre Acesso Significativo (PNMA) já está disponível e inclui inúmeras referências às contribuições feitas pelas redes comunitárias. Leia mais .

  • A ARTIGO 19 produziu um guia para aqueles que estão curiosos sobre como se envolver na padronização da infraestrutura da internet, mas podem não ter certeza sobre como, onde e quais questões estão em discussão. Leia mais .

  • O D4D Hub da UA-UE lançou uma plataforma online destinada a facilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre atores digitais africanos e europeus. Chamada D4D Access, a plataforma abrange uma ampla gama de tópicos e contém muitos recursos úteis. Leia mais .

Eventos
  • A iniciativa Local Networks, liderada pela APC e Rhizomatica, lançará em março um repositório de aprendizado online focado em redes comunitárias. A ideia é construir um espaço coletivo para armazenar e trocar recursos que possam ser úteis em processos de formação. O lançamento acontecerá em dois eventos: um evento híbrido [em espanhol] na Cidade do México no dia 1º de março , que será transmitido aqui pela REDES AC , e um diálogo online no dia 23 de março [em inglês e português]. Mais informações em breve no Twitter da APC .

  • A Cúpula Mundial anual sobre o Fórum da Sociedade da Informação está programada para ser realizada de 13 a 17 de março de 2023 na sede da UIT em Genebra, com o apoio da participação remota. Leia mais .

  • Este vídeo compartilha os destaques do “BootCamp Colômbia 2022”, um programa de treinamento voltado para pessoas que fazem parte de projetos de comunicação e telecomunicações em comunidades indígenas da América Latina. Leia mais . [Disponível em espanhol.]

Oportunidades de financiamento
  • A Internet Society acaba de anunciar dois programas de financiamento para apoiar comunidades em todo o mundo a obter maior acesso à Internet e garantir sua segurança e resiliência: Conectando as comunidades técnicas desconectadas e sustentáveis . As inscrições para ambos os programas serão aceitas de forma contínua. Leia mais .

  • O Internet Freedom Fund é a principal forma do Open Technology Fund de apoiar projetos e pessoas que trabalham em projetos focados em tecnologia aberta e acessível que promovem direitos humanos, liberdade na Internet e sociedades abertas. Ele aceita aplicativos de forma contínua. Leia mais .

Por que diferentes partes interessadas devem apoiar as redes comunitárias?

A resposta à pergunta é dada por Anriette Esterhuysen no prefácio da publicação " Redes Comunitárias: Rumo a Modelos de Financiamento Sustentáveis ":

"O primeiro: o crescimento da conectividade por meio de modelos tradicionais, como as redes móveis, está desacelerando, apesar do aumento da cobertura. O segundo: as redes comunitárias funcionam! E funcionam bem, alcançando mais do que apenas fornecer acesso à internet. Elas constroem habilidades, parcerias, liderança e propriedade local. Eles dão às pessoas um senso de agência e controle ao abordar o acesso à Internet e à telefonia de uma forma que atenda às necessidades e oportunidades locais."

Descubra mais!

Esta newsletter faz parte da iniciativa Local Networks (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras comunidades atividades baseadas em conectividade em países em desenvolvimento. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui 

As edições anteriores deste boletim estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim informativo ou informações relevantes sobre o tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .