Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 66 - fev 2024

Conheça centros movidos a energia solar que fornecem conectividade centrada na comunidade na Nigéria

No início deste ano, a Hello World, em parceria com a APC e a CITAD, ofereceu formação sobre o modelo de conectividade Hello Hub a sete organizações comunitárias em Abuja, na Nigéria. Os participantes, entre outras atividades, construíram um Hello Hub totalmente operacional em parceria com a comunidade Dakwa em Abuja. Estes são centros de Internet ao ar livre, movidos a energia solar e acessíveis, projetados para serem construídos e gerenciados pelas comunidades, a fim de fornecer conectividade significativa na região. As fotos do processo, apresentadas na página Web da publicação original em inglês, mostram o poder da parceria, da partilha de conhecimento e dos papéis de liderança dos membros da comunidade na oferta de alternativas de conectividade e na redução da exclusão digital em áreas anteriormente marginalizadas.

Notícias de conquistas significativas em outros países, como as comunidades indígenas que fornecem serviços de telefonia e internet com cobertura nacional no México, também são destacadas nesta edição. Bem-vindo ao 66º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.

Podcast de roteamento para comunidades

  • As comunidades podem moldar as tecnologias digitais em favor dos seus ambientes, culturas, conhecimento e bem-estar? Este artigo apresenta cinco histórias inspiradoras do podcast Routing for Communities, mostrando como a conectividade e o uso da tecnologia ganham significado a partir das demandas locais. Consulte mais informação.

  • A temporada inteira está disponível na landing page do podcast, e também no Google Podcasts , Apple Podcasts e Spotify.

Notícias e histórias de redes comunitárias

  • Conforme mencionado, na Nigéria, a organização sem fins lucrativos Hello World, em parceria com a APC e o CITAD (Centro de Tecnologia de Informação e Desenvolvimento), ministrou formação sobre o modelo de conectividade Hello Hub a sete organizações comunitárias em Abuja. A formação baseou-se na primeira Escola Nigeriana de Redes Comunitárias, liderada pelo CITAD e envolvendo estas comunidades em anos anteriores. Consulte Mais informação.

  • Os participantes receberam treinamento prático sobre como construir um Hello Hub e sobre tópicos como estações de Internet movidas a energia solar e gestão comunitária inclusiva. Houve também sessões colaborativas sobre como adaptar o modelo para se adequar ao contexto de cada comunidade. Eles construíram um Hello Hub totalmente operacional em parceria com a comunidade Dakwa em Abuja, e há planos para construir um segundo dentro da comunidade Jama'are. Como os centros são adaptáveis e replicáveis, o CITAD e os participantes formados estão prontos para partilhar este conhecimento. Segundo a Hello World, o projeto tem potencial para impactar milhares de pessoas.

  • No Quénia, a comunidade rural de Ugunja, na região do condado de Siaya, enfrenta uma exclusão digital que agrava as desigualdades sociais e econômicas, especialmente em grupos vulneráveis. Neste blog, a ISOC Kenya partilha mais sobre um projeto que aborda esta questão através da rede comunitária Kijiji Yeetu. Consulte Mais informação.

  • As comunidades indígenas estão fornecendo serviços de telefonia e Internet com cobertura nacional no México. Leia mais neste comunicado à imprensa sobre o lançamento do TIC OMV e do Wiki Katat Tosepan, as únicas operadoras de redes virtuais móveis sociais e comunitárias do país. As imagens do lançamento estão disponíveis aqui. [Disponível em espanhol.]

  • No Brasil, depois de um ano lidando com diversas barreiras, o Instituto Nupef começou a testar equipamentos de TV White Spaces na região amazônica. A tecnologia deverá permitir melhorar a qualidade e a segurança da conectividade na região. Consulte Mais informação. [Disponível em português.]

  • O fornecedor de conectividade comunitária B4RN fez um novo vídeo para celebrar as conquistas do seu Projecto Halo, que fornece uma rede em anel resiliente de 400 Gbit/s em todo o norte de Inglaterra para apoiar as comunidades. Assista agora.

Experiências de gênero

  • A ILGA World lançou recentemente o Accessing Connection, uma investigação pioneira que analisa a complexa interação entre as disparidades no acesso digital e as experiências únicas de indivíduos e comunidades que abrangem diversas orientações sexuais, identidades e expressões de gênero e características sexuais. Os investigadores também mapearam as complexidades da exclusão digital em termos de raça e situação migratória, regiões geográficas, contextos urbano-rurais e deficiência, entre outros. Consulte Mais informação. [Também disponível em espanhol.]

  • Redes comunitárias lideradas por mulheres na Costa Rica: descubra como as mulheres indígenas líderes da nação Cabécar estão usando tecnologias digitais estrategicamente para conectar as gerações mais jovens com a cultura, o conhecimento e o idioma da sua comunidade. Consulte Mais informação.

  • O que é a divisão digital de gênero e quais são os benefícios da inclusão digital de gênero? Este blog compartilha algumas reflexões de pesquisas sobre o tema. Consulte Mais informação.

  • Imaginando as tecnologias digitais na perspectiva do cuidado pessoal e coletivo e da solidariedade planetária: esta edição especial da GenderIT traz uma série de artigos e reflexões sobre a criação tecnológica. Consulte Mais informação. [Disponível em espanhol.]

Habilitando políticas e regulamentações

  • O estabelecimento de redes comunitárias no Quênia não foi fácil, mas foi conseguido através da colaboração contínua de vários intervenientes. Este artigo da KICTANet traz experiências concretas e estatísticas que mostram porque o país precisa dessas redes. Consulte Mais informação.

  • À medida que o movimento das redes comunitárias avança no país, intervenientes de vários setores reuniram-se na primeira Cúpula Nacional de Redes Comunitárias no Quênia. Alguns dos destaques deste encontro significativo são resumidos pela KICTANet aqui e aqui.

  • Após a sua participação no Fórum Africano de Governança da Internet (IGF) de 2023, a Iniciativa de Consciencialização e Justiça para os Meios de Comunicação Social (MAJI) identificou várias questões-chave que afetam a inclusão, a expansão e a utilização digital na África e formulou algumas recomendações para o futuro. Consulte Mais informação.

  • No Brasil, a agência reguladora de telecomunicações, Anatel, está avaliando a utilização do fundo nacional de serviço universal (FUST) para apoiar redes comunitárias, segundo notícias sobre as conquistas e desafios do movimento no país. A peça também traz imagens inspiradoras e informações sobre a rede comunitária do PSP. Consulte Mais informação. [Disponível em português.]

  • A organização da sociedade civil Colnodo apresentou os seus comentários ao projeto de decreto sobre a utilização compartilhada do espectro radioelétrico na Colômbia, publicado pelo Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação. A contribuição de Colnodo destaca a importância de criar um cenário de maior disponibilidade e acesso ao espectro para pequenas operadoras e redes comunitárias. Consulte Mais informação. [Disponível em espanhol.]

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas

  • O Community Network Roadmap é uma ferramenta projetada para ajudar as comunidades a criar suas próprias soluções de rede de banda larga para conectividade. Abrange tópicos que vão desde a organização comunitária ao planejamento de redes, formação técnica, estabilidade organizacional, inclusão comunitária e responsabilização, entre outros. Consulte Mais informação .

Eventos

  • Nos dias 29 e 30 de abril de 2024, o Brasil sediará o NETmundial+10, uma segunda reunião global multissetorial sobre o futuro da governança da Internet, com base no primeiro NETmundial realizado no país em 2014. O objetivo é elaborar coletivamente um consenso comum, agenda estruturada e prioritária para a comunidade global. Consulte Mais informação .

  • Intercâmbio de Redes Comunitárias da África sobre Recursos de Conhecimento: esta série de webinars mergulhou profundamente nas experiências de aprendizagem das redes comunitárias na região. Foi também uma oportunidade para compartir informações sobre ferramentas e materiais úteis sobre o tema. As gravações estão disponíveis nas redes sociais da Tanda Community Network. Assista-os aqui .

  • A oitava edição do YouthLACIGF, em agosto de 2023, reuniu cerca de 108 jovens de 14 países latino-americanos à Colômbia para discutir a governança da Internet. Neste artigo, um participante destaca uma importante reflexão compartilhada neste fórum: a conectividade significativa está centrada nas comunidades. Consulte Mais informação . [Disponível em espanhol.]

Oportunidades de financiamento

  • A Internet Society anunciou novas oportunidades no âmbito do seu programa de financiamento Connecting the Unconnected para apoiar as comunidades na construção ou melhoria de redes comunitárias ou outras soluções de acesso. Este ano, haverá duas janelas de candidatura: uma de 1 de fevereiro a 15 de março e outra de 16 de julho a 30 de agosto de 2024. Ler mais .

  • Fundo NGI Zero Commons – Recuperar a natureza pública da Internet: o objetivo deste novo fundo é ajudar a fornecer, amadurecer e ampliar novos bens comuns da Internet em todo o espectro tecnológico. O prazo é 1º de abril de 2024. Leia mais .

Repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Este repositório, focado em materiais feitos para e por redes comunitárias, é um espaço coletivo online para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação.

Nesta edição, gostaríamos de destacar as informações sobre o programa de formação Techio Comunitario, voltado para comunidades indígenas e rurais da América Latina. Além de fornecer conhecimento técnico para instalação, operação e manutenção de projetos de comunicação comunitária, busca gerar uma rede de pessoas que se empoderem percorrendo o caminho da autonomia tecnológica em seus territórios.

Descubra mais!

Envie-nos atualizações sobre suas redes comunitárias

Link para edições anteriores

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), um esforço coletivo liderado pela APC e Rhizomatica em parceria com pessoas e organizações em África, Ásia e América Latina e Caribe, com o objetivo de apoiar diretamente redes comunitárias e contribuir para um ecossistema habilitador para seu surgimento e crescimento. O boletim informativo foi apoiado pelo Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC) em 2017/2018 e financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida) de 2019 a 2023.

Se quiser mais informações sobre como protegemos sua privacidade, consulte nossa política de privacidade ou escreva para privacy@apc.org.

Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui.

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre o boletim informativo ou informações relevantes ao tópico que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe-os conosco em localaccess.newsletter@apc.org.

Downloads: