Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Rádio

Português, Brasil

Rádio Digital é a transmissão de informação através do método de modulação digital de Rádio. Rádio analógico é a transmissão de informação através de meios não digitais, cuja propagação no período noturno (Rádio AM), tende-se a propagar com mais distância. A Rádio analógica é utilizada em todo o Brasil.

As principais vantagens do Rádio Digital estão na melhoria da qualidade do som (Rádio AM com qualidade de FM e Rádio FM com qualidade de CD) e em mais opções para o ouvinte, como letreiros digitais com informações adicionais como notícias e previsão do tempo.

A digitalização do rádio e a parceria com novas mídias oferecem também uso mais eficiente do espectro, interatividade, menor consumo de energia elétrica, possibilidades de novos modelos de negócios e maior participação no mercado publicitário.

Padrões de Rádio Digital
Em vários países, os padrões estão sendo estudados, testados e comparados, não havendo um padrão único, como ocorre no caso da Rádio analógica. Os critérios para escolha do padrão Digital incluem as características do mercado de cada pais (consumidores, emissoras e fabricantes), qualidade técnica das transmissões (robustez, interferências e qualidade do áudio), condições de propagação em solo local (extensão da área de cobertura), ocupação do espectro e compatibilidade dos sinais digitais e analógicos.

Padrão Americano - IBOC (In-Band On-Channel).
O IBOC (também conhecido comercialmente como "HD Radio") é um padrão proprietário da empresa iBiquity. O padrão IBOC híbrido transmite o sinal Digital de áudio juntamente com o sinal analógico existente das Rádios AM e FM.

Padrão Europeu - DAB (Digital Audio Broadcasting)
Também conhecido como Eureka 147, DAB+ e DRM (Digital Radio Mondiale).

Padrão Japonês - ISDB-TSB (Integrated Services Digital Broadcasting, Terrestrial, Segmented Band)

Outros padrões - Rádio via satélite por assinatura (ex: Sirius, XM e World Space), Rádio via Internet.

Rádio Digital no Brasil
O Ministério das Comunicações está testando e avaliando sistemas de Rádio Digital e abriu chamada pública para envio das avaliações dos sistemas atualmente existentes.

Algumas emissoras de Rádio já estão operando o sistema Digital de rádio em caráter experimental. Testes com os sistemas Americano e Europeu irão definir a melhor proposta em conformidade com a realidade brasileira.

(fonte: Wikipedia)