Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

APC: boletim mensal sobre redes comunitárias e acesso local nº 64 - nov 2023

Por APCNews -- Publicado em 30-11-2023. Página atualizada em 31-01-2024

Este mês enviamos a última edição desta newsletter em 2023 e, para assinalar o final de um ano intenso de iniciativas de conectividade centradas na comunidade, queremos destacar a primeira temporada do podcast Routing for Communities – agora concluída e divulgando 12 histórias poderosas de redes comunitárias em todo o mundo.

A temporada trouxe diversas vozes e experiências que refletiram sobre como e por que estar conectado ao longo dos últimos seis meses. Olhando para o futuro, compartilham também uma mensagem comum sobre a necessidade de criar redes humanas e digitais baseadas na promoção de um futuro viável para todos.

Bem-vindos/as ao 64º resumo mensal de desenvolvimentos que impactam suas redes de acesso local e iniciativas comunitárias.
Fonte: https://www.apc.org/en/news/community-networks-newsletter-12-stories-people-connecting-themselves-while-defending-well

Podcast Roteando para Comunidades
Notícias e histórias de redes comunitárias
  • As Escolas Nacionais de Redes Comunitárias são esforços colectivos de capacitação que estabelecem as bases para a mudança através do conhecimento partilhado em cinco países: África do Sul, Quénia, Nigéria, Indonésia e Brasil. Este ensaio fotográfico oferece um vislumbre das jornadas especiais das comunidades locais fazendo mudanças acontecerem para colmatar a exclusão digital. Consulte Mais informação .

  • No Brasil, os participantes da Escola Redes Comunitárias Amazônicas estão comemorando as conquistas que estão promovendo em suas comunidades de origem usando a orientação e micro-bolsas da escola. É o caso de uma web rádio da Rede Wayuri e de um espaço criado pelo Coletivo Arandu Caratateua para fomentar a conectividade e a comunicação comunitária. Leia mais aqui e aqui .

  • Nas áreas rurais da Colômbia, os esforços de inclusão digital da organização da sociedade civil Colnodo visam iniciar uma Escola de Redes Comunitárias para acompanhar as comunidades interessadas em gerir a sua própria conectividade. Consulte Mais informação .

  • Do Quênia, a rede comunitária Kijiji Yeetu tem partilhado notícias emocionantes nas suas redes sociais . Receberam uma carta de oferta da Autoridade de Comunicações do Quénia como rede comunitária e fornecedor de serviços. E novas implantações estão surgindo após um estudo de viabilidade tecnológica e uma análise de lacunas realizada nas aldeias de Ambira, Ugunja, Ngunya e Umala, na cidade de Ugunja. Leia mais aqui e aqui .

  • As centenas de experiências solidárias e sem fins lucrativos que apoiam o direito à conectividade em áreas descobertas são o foco do livro “Conectividad popular”, lançado na Argentina. Consulte Mais informação .

Experiências de gênero

  • Celebrando as mulheres indígenas Cabécar que hackearam a tecnologia do homem branco: Aprenda com um projeto inspirador realizado por Sulá Batsú em parceria com a Associação de Mulheres Alto Pacuare Cabécares, na Costa Rica. Juntas, mobilizaram tecnologias e comunicações para fortalecer a voz e a agência das mulheres locais. Consulte Mais informação .

  • Na Colômbia, Colnodo está celebrando uma nova rede comunitária liderada por mulheres: a rede comunitária Zacarias UFS. USF significa “Unidos Fortaleciendo Sueños”, que significa Unidos Fortalecendo Sonhos – o lema da sua iniciativa. Consulte Mais informação .

Habilitando políticas e regulamentações

  • No Brasil, a agência reguladora de telecomunicações, Anatel, realizou um seminário com foco nos desafios para a expansão sustentável das redes comunitárias. O evento reuniu diferentes intervenientes, incluindo representantes comunitários, para discutir como criar um ambiente propício para a conectividade centrada na comunidade no país. As gravações estão disponíveis no canal da Anatel no YouTube aqui e aqui .

  • Você também pode descobrir algumas das prioridades políticas e regulatórias entre redes comunitárias e organizações da sociedade civil através da cobertura da imprensa nacional, como aqui e aqui .

  • Como contribuição ao diálogo no Brasil, Giudice Jésica, do AlterMundi, enviou uma mensagem da Argentina compartilhando algumas reflexões sobre sua experiência. Através de processos participativos, o país implementou programas pioneiros para apoiar o florescimento e a continuidade de redes comunitárias. Assista às gravações .

Publicações, pesquisas e kits de ferramentas
  • Quem pode dizer não a um projeto que promete acesso à internet para todos? Starlink, uma constelação global de satélites de órbita terrestre baixa (LEO), tem dominado as notícias com a sua disponibilidade de serviço em vários países africanos. Neste artigo abrangente, Steve Song examina o modelo de negócios das constelações de satélites LEO no varejo e pergunta se estaríamos melhor sem elas. Consulte Mais informação .

  • No Brasil, o Instituto Nupef e o InternetLab, em parceria com organizações locais, iniciaram o projeto Redes na Floresta, que analisará como a rápida expansão dos satélites LEO terá impacto na região amazônica a partir de diversas perspectivas sociais, econômicas e políticas. Consulte Mais informação .

  • Kit de ferramentas faça você mesmo para redes comunitárias: Este guia lançado recentemente pela Internet Society fornece etapas simples para aqueles interessados em construir redes locais, juntamente com links para recursos adicionais para aprender mais. Consulte Mais informação .

  • Co-projetando alfabetizações de redes comunitárias com comunidades indígenas rurais/remotas do norte do Canadá: Este artigo discute uma série de workshops participativos e virtualmente facilitados que utilizam “alfabetização de hackers” e “alfabetização de infraestrutura” para reimaginar a infraestrutura de conectividade. Consulte Mais informação .

Eventos
  • O Fórum Latino-Americano e Caribenho de Governança da Internet (LACIGF) será realizado em formato híbrido nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bogotá, Colômbia. Consulte Mais informação .

  • Sob o tema “Closing the Gender Digital Divide”, o 2023 IEEE Connecting the Unconnected Summit acontecerá no dia 4 de dezembro de 2023 em Kuala Lumpur, Malásia, com possibilidade de participação virtual. Consulte Mais informação .

  • Este encontro online no dia 29 de novembro discutiu uma das principais ferramentas de gerenciamento de rede de código aberto para provedores de serviços de Internet: o OpenWISP. Consulte Mais informação .

  • O 7º Community Network Xchange 2023 aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro na Índia. Durante dois dias, os diálogos apresentaram histórias, desafios e sucessos de iniciativas lideradas pela comunidade. As gravações estão disponíveis no canal do YouTube da Digital Empowerment Foundation . Você também pode conferir alguns destaques do tópico aqui .

  • A Reunião de Redes Comunitárias da NOA, realizada na Universidade Nacional de Salta, na Argentina, abordou a desigualdade de acesso à conectividade em áreas rurais e populares e discutiu agendas compartilhadas entre redes comunitárias para revertê-la. Este vídeo oferece alguns de seus destaques .

  • Regenerando Comunidade na Floresta Tropical no DWeb+Coolab Camp Brasil: Saiba mais sobre as reflexões deste encontro através das palavras de um participante e de belas imagens. Consulte Mais informação .

Oportunidades de financiamento
  • A Wehubit apoia uma seleção de projetos que utilizam tecnologias digitais na exploração de novas formas de resolver desafios de desenvolvimento e visam especificamente a fase de expansão/replicação de inovações sociais digitais. O seu convite à apresentação de propostas está aberto até 5 de janeiro de 2024. Leia mais .

  • Oportunidade de formação: A convocatória para participação na primeira edição do “Programa Centro-Americano de Formação em Telecomunicações e Radiodifusão em Comunidades Indígenas e Rurais 2024” está aberta até 7 de janeiro de 2024. Leia mais e envie seu pedido de inscrição .

Novos materiais no repositório de aprendizagem de redes comunitárias

Este mês, vários materiais em espanhol sobre redes comunitárias foram carregados no repositório como parte dos preparativos para o LACIGF. Ao recomendá-los nesta edição, gostaríamos de destacar as contribuições da região da América Latina e Caribe, reconhecendo a importância da produção de materiais em diferentes idiomas, o que ainda é um desafio na internet.

O repositório é um espaço coletivo online para armazenar e trocar recursos que podem ser úteis em processos de formação, focado em materiais elaborados para e por redes comunitárias.

Descubra mais!

Este boletim informativo faz parte da iniciativa Redes Locais (LocNet), uma iniciativa liderada pela APC em parceria com a Rhizomatica que visa apoiar diretamente o trabalho das redes comunitárias e contribuir para um ecossistema propício ao surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras redes comunitárias. atividades de conectividade baseadas em energia em África, na Ásia e na América Latina e Caribe. Você pode ler mais sobre a iniciativa aqui , aqui e aqui .

As edições anteriores desta newsletter estão disponíveis aqui .

Convide outras pessoas para assinar este boletim informativo mensal aqui !

Mais uma coisa! Se você tiver comentários sobre a newsletter ou informações relevantes ao tema que gostaria que incluíssemos na próxima edição, compartilhe conosco aqui .