Espectro para o 5G

Este fórum interativo de um dia examinará os requistiro por trás das exigências de espectro para 5G nas diferentes faixas de freqüência que serão necessárias para atender à estas várias tecnologias.
Leia Mais

Las Violetas de Bronka

"(...) A proposta de fazer um programa com mulheres foi bem acolhida pelas pessoas da Rádio, em geral lhes pareceu interessante(...)". Leia esta entrevista com a Domi...
Leia Mais

Provedor Comunitário

Como Montar e Regularizar um Provedor Comunitário. A ONG ARTIGO 19 reuniu presencialmente vários especialistas para discutir os temas que seriam abordados neste estudo...
Leia Mais

Regulação dos TVWS -- África do Sul, Europa e modelo da DSA

Três documentos relevantes (em inglês) para o debate sobre regulação do espectro são apresentados aqui: um modelo de regras e regulação para o uso dos espaços em branco da televisão (TVWS) proposto pela Dynamic Spectrum Alliance (DSA, dezembro de 2017); o marco regulatório efetivo dos TVWS para a África do Sul aprovado pela ICASA (março de 2018); e o padrão harmonizado europeu para sistemas operando nas faixas dos TVWS (janeiro de 2018).

Steve Song considera que a regulação sul-africana tem pontos positivos: "aparentemente segue as recomendações do ETSI (European Telecommunications Standards Institute) sobre interferência entre canais adjacentes (ACLR -- Adjacent Channel Leakage Ratios)... Não é tão generoso como o modelo de regulação proposto pela DSA, mas parece haver consenso que está bem para acesso em áreas rurais."